Vila Tesouro recebe programa UBS Resolve nesta quinta
Atualizado em 26/06/2019 - 08:10
Ubs Resolve Vila Tesouro 25 06 2019
UBS da Vila Tesouro será a 26ª unidade da rede a receber o programa UBS Resolve: mais resolutividade e coleta no local - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A UBS da Vila Tesouro, na região leste de São José dos Campos, recebe nesta quinta-feira (27) o programa UBS Resolve. Será a 26ª unidade da rede de saúde do município a trabalhar neste modelo de atenção básica implantado pela Prefeitura.

Além de todas as melhorias que o programa leva para as unidades básicas, a UBS da Vila Tesouro também receberá o programa Gestão à Vista, que apresenta, em local visível ao público, um painel com os indicadores epidemiológicos daquela unidade, permitindo o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

A Secretaria de Saúde utiliza esses indicadores para avaliar a qualidade da assistência prestada ao munícipe. São taxas ou índices que mostram, por exemplo, dados de mortalidade, internação, cobertura vacinal, doenças mais comuns, consultas, exames e cirurgias realizadas, entre outros.

Melhorias

Para receber o UBS Resolve, a unidade da Vila Tesouro passou por adaptações e pequenas reformas, como nova pintura e sala de coleta para exames laboratoriais.

A unidade tem 27.095 pacientes cadastrados e é referência para os moradores dos bairros Jardim Ismênia, Martins Guimarães, Chácaras dos Eucaliptos, Jardim Brasília, Jardim Copacabana, Jardim Maracanã, Jardim São Jorge, Jardim Universo, Jardim Valparaíba, Vila Tesouro, Vila Ester e Vila Olímpia.

Seu quadro de servidores é composto por 1 ginecologista, 3 pediatras, 5 clínicos, 2 dentistas, além de profissionais de enfermagem e administrativos.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar as unidades básicas de saúde mais resolutivas. A coleta de exames é feita todos os dias, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

A meta da Prefeitura, até o final do próximo ano, é implantar o programa em todas as 40 unidades da rede.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)