Estudantes plantam 40 árvores no Campo dos Alemães
Atualizado em 22/06/2019 - 14:06
Plantio de Árvores nativas no Campo dos Alemães  22 06 2019
Estudantes participam de plantio de mais um Pomar Nativo; atividade no Campo dos Alemães encerrouu Semana do Meio Ambiente - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Com o plantio de 40 mudas de árvores no Campo dos Alemães, na zona sul, a Prefeitura de São José dos Campos concluiu neste sábado (22) a programação da Semana do Meio Ambiente.
As mudas foram plantadas por 10 alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Márcia Helena Barbosa Lima, localizada no mesmo bairro. Os estudantes demonstraram muita empolgação com a atividade.

"É a primeira árvore que estou plantando e está sendo um emoção muito grande. Estou muito feliz de ajudar a preservação o meio ambiente e contribuir para trazer mais vida para nosso bairro e para a população", disse a aluna Gabrieli Sesso de Souza, 15 anos.

Já plantei árvores na escola, mas a emoção é sempre muito grande. É sempre um momento muito simbólico e especial", afirmou o estudante Gabriel Gomes de Souza, 17 anos.

Participação popular

O plantio do 14º pomar do programa "Pomares Nativos Educativos" foi realizado na avenida João de Oliveira e Silva, no Campo dos Alemães.
O local recebeu um mutirão de limpeza e 40 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, tais como Abiu, Araçá, Araticum, Cabeludinha, Cereja do Rio Grande, Grumixama, Jaracatiá, Juçara, Pitanga, Uvaia, Gabiroba, Jenipapo e Marolo.

A iniciativa foi motivada pela SAB Campo dos Alemães e abraçada pela comunidade, com apoio de estudantes da Unifesp, da rede Enactus e de estudantes de escolas do bairro.
O mutirão aconteceu no âmbito do programa "Limpeza Qualificada" e faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de São José dos Campos.

O objetivo da ação é requalificar o local de descarte irregular de resíduos transformando-o, junto com a comunidade, em um espaço de convívio através do plantio de árvores frutíferas.

Pomares Nativos

O Programa “Pomares Nativos Educativos” visa implantar em vários bairros, pomares com espécies dos biomas que ocorrem em São José dos Campos (Mata Atlântica e Cerrado), resgatando o contato das pessoas com frutas típicas da região, educando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local e contribuindo assim para o equilíbrio ambiental na cidade.

A Prefeitura já realizou a implantação de 14 pomares em diferentes locais como Jardim Satélite, Jardim Esplanada, Jardim Diamante, Interlagos, Dom Pedro, Campos de São José, Galo Branco, Pinheirinho dos Palmares, Jardim Nova Detroit, Jardim das Colinas, Vista Verde, Centro e no distrito de São Francisco Xavier.

Semana do Meio Ambiente
A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com o apoio de diversas secretarias, autarquias, fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos do município.

A programação estendida de 1º de junho até 22 de junho envolveu diversas atividades educativas, palestras, exposições e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade