Balé clássico e danças populares no Municipal neste sábado
Atualizado em 22/06/2019 - 08:21
Espetáculo Migratório
O Instituto Marco de Dança faz o encerramento com o espetáculo Migratório - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Teatro Municipal de São José dos Campos recebe, neste sábado (22), a última Mostra Competitiva do 30º Festidança. A partir das 19h, as mostras de balé clássico de repertório e danças populares vão agitar o palco. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados no site da FCCR ou na bilheteria do local, com 2 horas de antecedência.

Para encerrar as mostras competitivas no Teatro Municipal, 52 apresentações de Balé Clássico de Repertório e mais 8 de Danças Populares disputam do 1°, 2° e 3° lugares em suas categorias. Confira a programação do dia 22.

Abertura

Baseado no conto Taras Bulba, o solo masculino intitulado Gopak abre a noite do teatro. Esta dança popular da Ucrânia tem origem no verbo hopati, que significa saltar e corresponde a exclamação Hop!, entoada durante a dança. É uma dança masculina e de muitos saltos acrobáticos. O solo é de Cícero Gomes, o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Encerramento

O Instituto Marco de Dança faz o encerramento com o espetáculo Migratório. A obra é inspirada pelo voo das andorinhas que, na mudança de estação, viajam cerca de 10 mil km da Europa até o sul da África, sem pausa, para fugir do frio e se alimentar. Uma voa na frente da outra, revezando e dando suporte para que todas cheguem vivas ao seu destino.

Apresentando o duo Tataroschka, com os bailarinos Nicole Donetti e Vinícius Alves, a Academia Ballet Elisa baseou-se nas danças populares do folclore russo, que tem como inspiração a vida nas aldeias dos tártaros da Crimea.

Teatro Municipal de SJC
Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar / Centro