Atendimento das unidades de urgência tem aprovação de 88% dos usuários
Atualizado em 23/06/2019 - 18:09
Entrega da UPA (unidade de pronto atendimento) do Novo Horizonte na região leste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 29-08-2018
Reformada e ampliada no ano passado, a UPA do Novo Horizonte atende a população da região leste da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O atendimento oferecido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) de São José dos Campos e nos serviços de urgência e emergência do Hospital Municipal e do Hospital de Clínicas Sul tem a aprovação de 88% dos usuários.

O índice é resultado da segunda pesquisa realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) junto aos usuários das unidades, entre os dias 15 de março a 30 de abril de 2019. O levantamento foi encomendado pela Prefeitura, para avaliar o grau de satisfação da população.

A pesquisa de avaliação foi realizada a partir de entrevistas por telefone, junto a usuários e responsáveis que utilizaram os serviços de saúde no período de 1 novembro a 31 de dezembro de 2018 nas UPA’s do Campo dos Alemães, Alto da Ponte, Eugênio de Melo, Novo Horizonte, Putim, Saúde Mental, São Francisco Xavier e atendimento de urgência e emergência do Hospital Municipal e Hospital de Clínicas Sul.

Foram contatados 1.109 pacientes e/ou seu responsável com sucesso, sendo que 1.056 aceitaram participar da avaliação. Destes, 97% são residentes em São José dos Campos, 65% pacientes, 35% responsáveis, 60% do sexo feminino e 40% do sexo masculino.

Dos 86% dos pacientes ou responsáveis que responderam que ao procurar pelo atendimento de urgência tem os seus problemas resolvidos, 93% classificam a qualidade do atendimento como ótima ou boa.

Segundo o Ipplan, a pesquisa tem um nível de confiança estimado de 95%, sendo a margem de erro amostral máxima estimada de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi elaborada com base em um formulário estruturado para coletar informações sobre a qualidade do atendimento, abordando questões como a limpeza e organização da unidade; o espaço destinado na sala de espera; atendimento prestado pelas equipes médicas, de enfermagem e recepção; o tempo de espera para o primeiro atendimento e o tempo total que permaneceu na unidade.

Aprovação

Dos pacientes que aceitaram responder a pesquisa, 88% (934) classificaram como ótimo ou bom a qualidade do atendimento prestado, sendo que 93% (842 pacientes) tiveram seu problema de saúde resolvido.

O entrevistador também abordou a qualidade do atendimento prestado pela equipe médica. E o resultado apontou que 85% dos usuários classificaram o atendimento entre ótimo e bom, 7% disseram ser ruim, 4% péssimo e 3% não souberam informar.

Sobre o atendimento da recepção da unidade, 90% classificaram como ótimo ou bom; 6% acharam ruim; 3%, péssimo e 1% não souberam informar. O atendimento da equipe de enfermagem também apresentou alto índice de aprovação: 89% classificaram como bom ou ótimo; 5% ruim; 3% péssimo e 3% não souberam informar.

Primeira pesquisa

Esta é segunda pesquisa encomendada pela Prefeitura ao Ipplan, com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços oferecidos nas unidades de pronto atendimento na área da saúde.

A primeira, realizada entre os meses de julho a agosto de 2018, apontou também alto índice de aprovação. Foram entrevistado 2.322, sendo que 84% (1.956) classificaram como ótimo ou bom a qualidade do atendimento prestado e 86% (2.005 pacientes) tiveram seu problema de saúde resolvido.

Resultados da pesquisa

A qualidade do atendimento prestado pela UPA

Ótimo – 279 (26%)
Bom – 655 (62%)
Ruim – 72 (7%)
Péssimo – 33 (3%)
Não soube informar – 17 (2%)

O atendimento x resolutividade no atendimento

Ótimo – 269 (30%)
Bom – 573 (63%)
Ruim – 44 (5%)
Péssimo – 12 (1%)
Não soube informar – 13 (1%)

O atendimento prestado pela equipe médica

Ótimo – 357 (34%)
Bom – 543 (51%)
Ruim – 77 (7%)
Péssimo – 46 (4%)
Não soube informar – 33 (3%)

O tratamento prescrito pela equipe médica da unidade

Ótimo – 255 (24%)
Bom – 648 (61%)
Ruim – 90 (9%)
Péssimo – 42 (4%)
Não soube informar – 21 (2%)

O atendimento prestado pela recepção

Ótimo – 322 (30%)
Bom – 632 (60%)
Ruim – 60 (6%)
Péssimo – 28 (3%)
Não soube informar – 14 (1%)

O atendimento prestado pela equipe de enfermagem

Ótimo – 360 (34%)
Bom – 583 (55%)
Ruim – 51 (5%)
Péssimo – 30 (3%)
Não soube informar – 32 (3%)

O tempo de espera para o primeiro atendimento

Ótimo – 132 (13%)
Bom – 440 (42%)
Ruim – 262 (25%)
Péssimo – 192 (18%)
Não soube informar – 30 (3%)

O tempo total que permaneceu na unidade

Ótimo – 141 (13%)
Bom – 430 (41%)
Ruim – 249 (24%)
Péssimo – 209 (20%)
Não soube informar – 27 (3%)

A estrutura, limpeza e organização da unidade:

Ótimo – 325 (31%)
Bom – 651 (62%)
Ruim – 44 (4%)
Péssimo – 17 (2%)
Não soube informar – 19 2%

 


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