São José reduz em quase 8% as mortes no trânsito em 2019
Atualizado em 19/06/2019 - 18:25
Maio Amarelo - Atividades Sensoriais de Mobilidade nas Casas do Idoso Norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 07-05-2019
Prefeitura está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

São José dos Campos reduziu em 7,7% as mortes no trânsito nos primeiros cinco meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2018. De janeiro a maio de 2019, a cidade contabilizou 12 óbitos, contra os 13 registrados no ano passado.

Os dados são do Infosiga, banco de dados do Governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito e foram divulgados nesta quarta-feira (19). O balanço corresponde aos acidentes de trânsito nas vias urbanas sob jurisdição municipal.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Em maio, por exemplo, mês reconhecido mundialmente pelas ações que visam chamar a atenção pelas vidas no trânsito, mais de 12 mil pessoas foram abordas diretamente em São José dos Campos por meio das atividades realizadas pela Prefeitura. A campanha atingiu todos os públicos, crianças, jovens, adultos e idosos.

Entre as ações, foi realizada uma gincana escolar com sete escolas públicas, com o envolvimento de mais de 500 estudantes do ensino fundamental, atividade de conscientização com jovens por meio de uma batalha de mc’s, com mais de 320 participantes, shows de mágica temáticos sobre a Lei Seca em bares da cidade, com a abordagem de mais de 720 pessoas, além de atividades sensoriais para travessia segura nas Casas do Idoso, com a participação de mais de 420 idosos.

Também foram realizadas 15 palestras, entre elas, a do piloto de testes do programa Auto Esporte, César Urnhani, gratuita e que teve a participação de mais 500 pessoas.

Outras ações

Além das ações no Maio Amarelo e do programa Sinal de Gentileza, a Prefeitura têm as forças de segurança, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu, Grau, como parceiros em diversas ações, por exemplo, em blitzes da Lei Seca e em bares da cidade.

Outra ação é o projeto Party, que reúne todos esses parceiros e alunos da rede pública da cidade, para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.

Infosiga

Criado para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, o Infosiga SP reúne informações de acidentes fatais de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. O sistema é atualizado mensalmente e fornece dados de faixa etária e gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil do acidente.