Museu do Folclore adota atividade de leitura na biblioteca
Atualizado em 19/06/2019 - 10:41
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Estagiária realiza leitura de livros na biblioteca, como parte das atividades de visitas em grupo - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Eles ainda não sabem ler, mas ficaram atentos aos ‘causos’ que a estagiária Maria Clara Fonseca Russo Naves contou, na manhã desta terça-feira (18), na biblioteca do Museu do Folclore de São José dos Campos. O público, neste caso, era de alunos da Emei Maria José Guido Brogliato Freire, do Jardim Colonial (região sul).

A atividade de leitura na biblioteca do museu (especializada em cultura popular) passou a integrar o roteiro de visitas em grupo, principalmente de escolas. Ontem, em especial, foram abordadas duas publicações com os alunos de educação infantil da escola visitante: Mentiras Caipiras (Mário Bag) e O que se conta daqui... (Érica Turci e Tatiana Baruel).

Para alunos do ensino fundamental e médio, a dinâmica será outra, mas sempre visando estimular a leitura. “A programação das visitas é discutida previamente com as escolas, ainda no agendamento, o que facilita o trabalho da equipe”, enfatiza a gestora do museu, Francine Maia. 

O grupo visitante desta terça-feira era formado por 16 alunos, dois professores e dez pais. Além desta dinâmica na biblioteca, os alunos também visitaram a exposição permanente, se divertiram na brinquedoteca e participaram de outras atividades propostas pelo setor educativo do museu.

Agendamento

As visitas em grupo podem ser pré-agendadas pelo site do museu, e acontecem somente de terça a sexta em dois períodos, em horários específicos. As visitas espontâneas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

O Museu do Folclore, criando pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1987, é gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana
(12) 3924-7318


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×