Empresa aumenta a abrangência dos patinetes para Urbanova
Atualizado em 19/06/2019 - 18:33
Ampliação do Sistema de Patinetes (Grin). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 29-03-2019
Prefeitura incentiva o uso do transporte sustentável e tem possibilitado o aumento na oferta desses modais à população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Grin, uma das empresas que oferece os patinetes compartilhados em São José dos Campos, irá aumentar a abrangência do serviço na região do Urbanova, região oeste, a partir desta quinta-feira (20). Atualmente, os equipamentos da empresa chegam apenas até a entrada do bairro, na rotatória da Praça Fukuoka.

Agora, a área de abrangência – que pode ser vista pelo aplicativo - dos patinetes passará pelas avenidas Shishima Hifumi e Possidônio José de Freitas, pegando o Urbanova 1, 2, 3, 4 e 5, até a altura da portaria principal da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

A Prefeitura de São José dos Campos incentiva o uso do transporte sustentável e tem possibilitado o aumento na oferta desses modais à população.

No último dia 8, o serviço de compartilhamento de bicicletas recebeu mais 200 bicicletas e expandiu a abrangência para a região sul da cidade, num trecho que percorre a avenida Andrômeda, um dos principais corredores viários da cidade, passando pela avenida Cidade Jardim, na região do Vale Sul Shopping, englobando ruas do bairro Jardim Satélite, Residencial Cidade Jardim e Floradas de São José, até a avenida Iguape.

Atualmente, a cidade conta com 1.000 bicicletas, 900 da Yellow e 100 da Samba, além de 835 patinetes compartilhados, das empresas Yellow e Grin. Além das regiões sul e oeste, o sistema atende no centro expandido da cidade e com 50 bikes que ficam dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Como funciona

Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bicicletas e patinetes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

Em São José dos Campos, as empresas operam o sistema de locação de bicicletas e patinetes principalmente por meio de aplicativos de celular. A Yellow também conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.