Saúde amplia oferta de consultas com médicos especialistas
Atualizado em 18/06/2019 - 12:47
UES Consultas Pré Agendadas
A Unidade de Especialidades conta com 50 médicos especialistas: Resolve Mais amplia o atendimento em mais de 20% - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Sete meses após a implantação do programa Resolve Mais, a Prefeitura de São José dos Campos registra um aumento médio de mais de 20% na oferta de consultas com médicos especialistas na rede pública de saúde do município.

De janeiro a abril deste ano, foram ofertadas 137.786 consultas com especialistas, contra 112.842 no mesmo período do ano passado, uma ampliação de 22%.

De acordo com a prestação de contas quadrimestral apresentada nesta segunda-feira (17) pela Prefeitura ao Comus (Conselho Municipal de Saúde), em abril deste ano foram ofertadas 35.586 consultas com especialistas, 5.000 a mais do que em abril de 2018.

Lançado em novembro do ano passado, a primeira ação do programa foi reduzir a demanda reprimida em oftalmologia. A Prefeitura estabeleceu parcerias com 5 clínicas com o intuito de ampliar a oferta de consultas nesta especialidade.

A demanda reprimida de consultas oftalmológicas que era de 20 mil pacientes em junho do ano passado foi equacionada em abril deste ano. Hoje, um paciente que busca por este especialista é atendido em menos de 30 dias, pois são ofertadas em média cerca de 7.000 consultas por mês.

Outra ação foi a criação, em fevereiro, do ambulatório médico de especialidades nas dependências do Hospital de Clínicas Sul, por meio de uma parceria com a OS Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, que possibilitou ofertar consultas de ortopedia, cardiologia e urologia. Por mês, estão sendo disponibilizadas neste ambulatório 3.648 consultas nas 3 especialidades.

Nos equipamentos próprios, o atendimento com médicos especialistas ocorre na UES (Unidade de Especialidades de Saúde), no Hospital de Clínicas Sul, no Famme, no Hospital Municipal e nos CAPs (Centros de Apoio Psicossociais). As consultas de oftalmologia, dermatologia e ginecologia são oferecidas nos prestadores credenciados.

A UES possui em seus quadros 50 médicos especialistas que atendem 20 especialidades médicas (cardiologia, endocrinologia, nefrologia, pneumologia, neurologia, gastroenterologia adulto e infantil, dermatologia, hematologia, mastologia, hepatologia ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia, reumatologia, urologia e vascular).

A unidade realiza também pequenos procedimentos e o atendimento de farmácia. Somente na UES, até 31 de maio deste ano, foram realizados 53.752 procedimentos entre consultas e pequenas cirurgias.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×