Vista Verde recebe pomar de árvores nativas
Atualizado em 14/06/2019 - 18:36
Plantio de Pomares nativos no Parque Interlagos  20/03/2019
A arborização do bairro será enriquecida com mudas de árvores frutíferas típicas da nossa região - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Dando sequência à programação da Semana de Meio Ambiente 2019, a Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (15), às 9h, o plantio de árvores nativas e frutíferas no bairro Vista Verde, região leste. O plantio será na área verde localizada na rua Cidade de Lima, altura no número 588.

A ação é realizada em parceria com a Saviver (Sociedade Amigos de Bairro da Vista Verde) e contará com a participação do grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes e Grupo Escoteiro do Ar Aymores, além de moradores do entorno.

Serão plantadas cerca de 40 mudas de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado, tais como Pitanga, Araça, Abiu, Araticum, Cabeludinha, Cereja do Rio, Grumixama, Jaracatia, Jussara, Uvaia e Gabiroba.

O plantio destas mudas dá início a uma nova área do Programa Pomares Nativos Educativos, que está promovendo a formação de bosques em diversos bairros da cidade, com o plantio de mudas frutíferas da região. O intuito é resgatar o contato da comunidade com frutas típicas da nossa região e educar as crianças sobre a importância dessas espécies.

Iniciado em 2018, o Programa Pomares Nativos Educativos já foi implantado em 12 áreas da cidade, nos bairros Jardim Satélite, Jardim Esplanada, Jardim Diamante, Interlagos, Dom Pedro, Campos de São José, Galo Branco, Pinheirinho dos Palmares, Jardim Nova Detroit, Jardim das Colinas, Centro e no Distrito de São Francisco Xavier. Na próxima semana, a região do Campo dos Alemães também receberá um novo pomar.

Semana do Meio Ambiente

A Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com o apoio de diversas secretarias, autarquias, fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos.

A programação está envolvendo diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Confira a programação e participe.