Prefeitura cadastra artesãos em São Francisco Xavier nesta terça
Atualizado em 14/06/2019 - 18:37
Feira de Artesanato do Dia das Mães, no Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 04-05-2019
Para obtenção da Sutaco é preciso comprovar ser artesão, mediante demonstração do fazer manual nas modalidades técnicas. de acordo com a base conceitual do artesanato paulista - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos promove, nesta terça-feira (18), das 10h às 16h, mais uma ação de cadastramento de artesãos no distrito de São Francisco Xavier.

A iniciativa com essa categoria de pequenos empreendedores locais tem como objetivo identificar e colaborar no aprimoramento da atividade e a consequente geração de renda.

A ação é coordenada pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Turismo. O atendimento é gratuito e será realizado no Casarão, localizado no Parque Municipal de São Francisco Xavier, na área central.

Somente serão cadastradas as pessoas que atenderem às exigências técnicas segundo a Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades). As exigências tratam da produção dos produtos que não tenham nenhum processo industrial.

Atualmente, o distrito conta com 17 artesãos cadastrados junto à Sutaco. O atendimento será também para quem já é cadastrado na Sutaco e busca renovação do documento.

Obrigatoriedade

A Carteira do Artesão, emitida pela Sutaco, é documento obrigatório do artesão para participação em feiras de artesanato. O artesanato típico de São Francisco Xavier é baseado, sobretudo, em artigos de tapeceira, tecido, pintura, cerâmica e madeira.

Para obter a carteira da Sutaco é preciso comprovar ser artesão, mediante demonstração do fazer manual nas modalidades técnicas credenciada pela Sutaco, de acordo com a base conceitual do artesanato paulista.

A Sutaco é um órgão do Governo do Estado, que tem um Termo de Cooperação firmado com a Prefeitura, por meio do qual treina e capacita servidores públicos municipais para o serviço de atendimento, cadastramento e ações de implemento da cultura típica do artesanato local. 

Documentos necessários

- Comprovante de residência
- RG e CPF (original e cópia)
- 1 foto 3x4
- Levar 4 peças diferentes de cada técnica e material para fazer a peça artesanal diante da representante da Sutaco


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico