Nomes importantes da dança fazem palestra no Museu Municipal
Atualizado em 14/06/2019 - 12:35
Palestrantes Festidança, no Museu Municipal
Da esquerda para a direita, Andreja Picon. Lucianne Murta e Inês Bogéa, falam sobre dança, no Museu Municipal - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Como parte da programação do 30° Festidança, o Museu Municipal recebe três importantes nomes da dança para ministrar palestras: Inês Bogéa, Lucianne Murta e Andreja Picon. Para participar, os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação Cultural ou no local do evento.

A primeira palestra, ‘Turma da dança’, acontece neste sábado (15), às 15h30, e será realizada pela diretora Inês Bogéa. Ela irá abordar os diferentes profissionais envolvidos na criação e nos ensaios de um espetáculo de dança, a partir do livro Outros Contos do Balé, que Inês relança nesta palestra.

Na quinta-feira (20), às 16h, Lucianne Murta ministra a palestra ‘Gestão, Empreendedorismo e Arte na Escola de Dança’ e narra a sua trajetória de sucesso e também de percalços, na busca pelo entendimento do cliente, da gestão de pessoas e de excelência. Uma conversa para falar de gestão e arte.

E no sábado (22), também às 16h, Andreja Picon fala sobre os ‘Mitos e Verdades do Ballet’ e explica como a ciência tem ajudado a técnica clássica a embasar melhor alguns aspectos de sua tradição: um melhor entendimento da rotação externa de membros inferiores (o “en dehors”), o uso correto da sapatilha de pontas, entre outros.

Sobre os palestrantes

Andreja Picon

É professora registrada na Royal Academy of Dance – London, graduanda e mestre em educação física pela EEFE – USP; doutora em biomecânica pela Faculdade de Medicina da USP; pós-doutora pela Engenharia Biomédica Poli e FMUSP, onde atua como pesquisadora, com inúmeros artigos publicados. Atua há mais de 20 anos no ensino da dança.

Inês Bogéa

Doutora em artes, pela Unicamp, bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação, na USP, e autora do ‘Por Dentro da Dança’ com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. Foi crítica de dança da Folha de São Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e de mais de 40 documentários sobre dança.

Lucianne Murta

É diretora artística da Lucianne Murta Escola de Ballet. Formou-se como bailarina clássica pela Escola de Bailado de Santos, passou pela San Diego Ballet School e pela Califórnia Ballet School, ambas na Califórnia, EUA. Foi bailarina do Grupo Uirapiru e atuou como professora no Núcleo de Dança Nice Leite - Ilara Lopes, no Brasil, e na Stratcraft Dance School, em Londres, Inglaterra.

Museu Municipal De São José Dos Campos
Praça Afonso Pena, 29 – Centro