Atletas embarcam para os Jogos Abertos da Juventude
Atualizado em 14/06/2019 - 16:22
Atletas embarcam para os jogos Abertos da Juventude  em Marília  14 06 2019
Atletas embarcaram na manhã desta sexta-feira - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Luiz Fischer
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Uma equipe com 230 pessoas, entre atletas, apoiadores e equipes técnicas, embarcaram nesta sexta-feira (14) para Marília (SP) para a disputa da fase final dos Jogos Abertos da Juventude, que acontece de 14 a 22 de junho. 

As modalidades que serão disputadas pela equipe de São José são as seguintes: atletismo, basquetebol, dama, futsal, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, e xadrez. Todas as categorias da ginástica entram diretamente na fase final, sem disputar as fases classificatórias.  

A 36ª edição dos Jogos da Juventude é organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, que reúne atletas com até 18 anos de idade. Para São José, a primeira fase foi a sub-regional, onde enfrentou equipes de Jacareí, Paraibuna, Santa Isabel, Igaratá e Jambeiro. As equipes campeãs em cada modalidade passaram à fase regional, que engloba todos os municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba compõe uma das 14 regiões do Estado que disputarão a fase final. Diferentemente dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, essa competição não é disputada por cidades, mas por regiões, ou seja, as equipes joseenses jogarão representando a 12ª região administrativa do Estado de São Paulo.

Atleta Cidadão

O Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, é responsável por detectar, selecionar e treinar crianças e jovens de 7 a 20 anos que tenham aptidão para o esporte competitivo. O programa é utilizado como ferramenta de formação da cidadania.

O Atleta Cidadão atende 20 modalidades, inclusive para pessoas com deficiência (PCD), visando a formação de equipes que representam São José dos Campos em competições regionais, estaduais e nacionais. Caso alcance o estágio de alto rendimento, após os 20 anos o atleta poderá evoluir para competições adultas.

Atualmente, o Atleta Cidadão reúne cerca de 1.400 atletas, atendido por uma equipe formada por 157 profissionais na área técnica, fisiologistas, psicólogos, nutricionistas e gestores administrativos.

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida