Prefeitura intensifica obras e reformas em unidades esportivas
Atualizado em 14/06/2019 - 12:32
Reforma
Centro Esportivo Vale do Sol vai ter pista de atletismo e campo de futebol reformados - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou, neste primeiro semestre, os serviços de manutenção preventiva em unidades esportivas espalhadas pela cidade. São sete centros poliesportivos, 10 parques municipais e 51 unidades, entre ginásios, quadras, piscinas, salões e outros espaços para a prática de esportes.

Essa estrutura exige um trabalho contínuo de manutenção, reformas, ampliações e outros serviços. Em 2017, a maioria das unidades estava bastante deteriorada em razão da falta de manutenção nos anos anteriores. Em 2018, foram executadas as correções emergenciais e, neste ano, os serviços de manutenção já passaram a ser preventivos.

Manutenção

As reformas e manutenções em quatro Centros Poliesportivos – Altos de Santana, Campo dos Alemães, Jardim Cerejeiras e Parque Ecológico Santa Inês 1 – e em todas as unidades esportivas são de responsabilidade direta da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Nesses locais, os serviços e obras são gerenciados pelo Departamento de Manutenção e Obras da Secretaria de Educação e Cidadania, que contrata a Urbam (Urbanizadora Municipal) para a execução e fiscaliza os serviços.

Os principais serviços executados nos espaços esportivos são trocas de telhas e reparos de furos nos telhados de ginásios para eliminar goteiras e infiltrações, trocas de aquecedores nas piscinas e pinturas nas quadras.

A manutenção das quadras envolve a pintura com tinta especial epóxi. De todas as quadras sob o cuidado da Secretaria, apenas duas ainda não foram pintadas, mas já estão programadas.

Entregues

Entre os melhoramentos iniciados em 2018 e já concluídos, destacam-se a implantação, modernização de infraestrutura e construção de vestiários e administração no Centro Esportivo Delmar Buffulin, no Parque Industrial (região sul) e a implantação de quadras de futebol society no Residencial Frei Galvão (região leste), Vila São Bento (região central) e Jardim São José 2 (região leste).

Em andamento

Um conjunto expressivo de serviços de manutenção e revitalização de unidades esportivas foi iniciado em diferentes períodos do ano passado e tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano.

Destacam-se na lista os projetos de revitalização dos Centros Poliesportivos Altos de Santana (região norte), Campo dos Alemães (região sul), Poliesportivo Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira, no Jardim Santa Inês 1 (região leste) e Jardim Cerejeiras (região leste). Também está em andamento a implantação de campo de futebol e construção de vestiário no Jardim Santa Júlia (região sudeste).

Novas reformas

Dois novos canteiros de obras de reforma começaram a ser instalados recentemente. Em 29 de abril, teve início a modernização da pista do Centro Poliesportivo João do Pulo, no Jardim Satélite (região sul). A obra prevê a reconstituição completa da pista. Além disso, será executada reforma geral do vestiário e da quadra descoberta existente no local. A previsão de entrega é o final de outubro deste ano.

A nova pista do João do Pulo, por ser a única oficial com oito raias entre as unidades da Prefeitura, será utilizada em competições como Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, entre outras. Por isso, os treinamentos de atletas do programa Atleta Cidadão e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional) deverão ser transferidos para o Centro Esportivo Vale do Sol (região sul).

No Vale do Sol, já foi iniciada a reforma do campo de futebol e da pista de atletismo. A pista vai receber uma caixa de areia, nivelamento e aplicação de nova camada de cascalho.

Já foram concluídas outras reformas na unidade. A quadra externa recebeu pintura do piso e teve instalada uma linha de vida – cabo de aço em toda a extensão do telhado, onde funcionários podem fixar seus cintos de proteção – para que sejam feitos serviços de prevenção de goteiras com segurança.

No ginásio coberto foram concluídos os serviços de pintura do piso, paredes, arquibancadas e grades. Em uma segunda etapa, ainda neste ano, será feita a troca completa do piso e a substituição das redes de proteção. Os serviços realizados já permitiram a volta ao local das competições de handebol e futsal.

Campos de futebol

Outro trabalho importante coordenado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida é a manutenção dos 60 campos de futebol que a Prefeitura utiliza para as competições de cerca de 300 equipes amadoras e por 20 escolinhas de futebol.

Os serviços são executados pela Secretaria de Manutenção da Cidade. Uma equipe de roçada faz a manutenção de seis campos por dia. Além disso, neste ano já foi feita a troca de grama dos campos do Parque Novo Horizonte e Jardim Itapuã (ambos na região leste), Jardim Morumbi (região sul) e Jardim das Indústrias (região oeste).

Nos campos 7 de setembro, no Jardim Telespark (região norte) e Jardim Jussara (região central), foi realizado serviço de replantio de grama. A troca do gramado também está sendo feita no campo do Parque Interlagos, (região sudeste).