Prefeitura retira 200 toneladas de entulho em Eugênio de Melo
Atualizado em 14/06/2019 - 15:16
Pev no bairro jardim Copacabana na zona leste
População tem à disposição 14 PEVs na cidade; multa por jogar entulho em vias e áreas públicas pode chegar a R$ 25 mil - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A subprefeitura de Eugênio de Melo retirou, em dois meses, cerca de 200 toneladas de entulho e resíduos jogados irregularmente em áreas e vias do distrito. A quantidade corresponde a 40 caçambas de caminhão.

Numa operação que movimentou 11 caminhões, uma máquina restroescavadeira e uma pá carregadeira, a Secretaria de Manutenção da Cidade fez a coleta de 140 toneladas de entulho que estavam armazenadas no depósito da subprefeitura.

Mais 60 toneladas foram retiradas de uma área que fica na margem da estrada da Fazenda Vila Franca, atualmente o principal ponto de descarte irregular de entulho na região.

O material foi encaminhado para a destinação correta. A ação ocorreu no sábado (8) e consumiu um dia inteiro de trabalho.

PEV

O distrito tem um PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) no Galo Branco (avenida Benedito Luiz de Medeiros, 811).

O PEV é uma área pública mantida pela Prefeitura onde a população pode levar para descarte restos de construção, sobras de jardim, móveis velhos, eletrodomésticos, pneus, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado. O serviço é gratuito.

Flagrante e multa

No mês passado, a Prefeitura flagrou um despejo irregular de entulho na estrada do Pernambucano, na região sudeste. O motorista do caminhão que fez o despejo foi autuado pela Fiscalização e teve que limpar o local.

O flagrante foi feito com a ajuda da comunidade que filmou e registrou a denúncia pelo 156. A multa por descarte irregular de entulho pode chegar a R$ 25 mil.

Áreas recuperadas

Este ano a Secretaria de Manutenção da Cidade conseguiu acabar com dois pontos recorrentes de descarte irregular de entulho na região de Eugênio de Melo.

Uma área verde localizada na rua Manoel Menezes Leal foi recuperada com o plantio de 32 árvores. O mesmo ocorreu com outra área verde na avenida Antônio Ferreira Vinhas, onde foram plantadas 43 mudas de árvores.

PEVs da cidade

A população tem à disposição 14 PEVs na cidade que ficam abertos de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 12h.

Confira o endereço dos PEVs na página da Prefeitura.