Horta comunitária será implantada no ECO-PEV do Santa Luzia
Atualizado em 12/06/2019 - 13:48
PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) do Jardim Santa Luzia, o primeiro da zona sudeste e o 13º da cidade.
PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) do Jardim Santa Luzia foi inaugurado no ano passado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A programação da Semana do Meio Ambiente prossegue na manhã desta quinta-feira (13), às 9h, com a realização de uma oficina de horta caseira no ECO-PEV do Jardim Santa Luzia, região sudeste da cidade.

Inaugurado em 2018 para receber pequenas quantidades de resíduos da construção civil, o ECO-PEV tem a proposta de promover oficinas de educação ambiental com a comunidade e estimular as boas práticas ambientais.

A oficina compreende a implantação de uma horta comunitária junto aos moradores do bairro. As hortas possuem o objetivo de estimular a alimentação saudável e incentivar o cultivo de hortaliças, ervas e temperos, produzidas de forma mais natural possível, evitando agrotóxicos.

Na manhã desta sexta-feira (14), das 8h30 às 11h, acontece uma roda de conversa sobre Pancs (plantas alimentícias não convencionais) no auditório da Casa do Café, no Parque da Cidade.

A roda tratará sobre as plantas Feijão Guandu, Nirá e Coentro do Norte, e será realizada em parceria entre as Secretarias de Saúde (Programa de Nutrição) e de Urbanismo e Sustentabilidade (Assessoria de Educação Ambiental), com objetivo de divulgar, resgatar e estimular o consumo destes alimentos.

Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana de Meio Ambiente de São José dos Campos é uma realização da Prefeitura com o apoio de diversas secretarias, autarquias e fundações municipais e outros órgãos públicos, além de entidades da sociedade civil e cidadãos. A programação envolve diversas atividades educativas, palestras, exposições, passeio ciclístico e oficinas para a comunidade, tendo como fio condutor políticas públicas e projetos sustentáveis que são desenvolvidos no município nas áreas de arborização urbana, gestão de resíduos sólidos, restauração florestal, hortas urbanas e compostagem, dentre outros.

Veja aqui a programação completa da Semana do Meio Ambiente e participe conosco.