Exposição homenageia os 30 anos de Festidança em São José
Atualizado em 12/06/2019 - 13:34
Exposição 30 anos de Festidança
A curadoria da exposição fotográfica é do coreógrafo Robson Jacqué e do fotógrafo Danilo Ferrara - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A partir desta quinta-feira (13), estará aberta uma exposição especial em comemoração aos 30 anos de Festidança, composta por 95 fotografias de espetáculos de variáveis estilos. A exposição poderá ser visitada em dois espaços: Shopping Centro (térreo e 3º andar) e Centro Cultural Clemente Gomes. A curadoria é do coreógrafo Robson Jacqué e do fotógrafo Danilo Ferrara.

A exposição ‘Festidança 30 anos’ mergulha na história da dança em São José dos Campos, desde a primeira edição do festival, em 1988, até a edição atual. Além das fotografias, também estarão à mostra 30 cartazes e programas, assim como alguns troféus de edições passadas, que foram cedidos pelo Arquivo Público Municipal, de acordo com Jacqué.

O artista ressalta como é fundamental o resgate da memória e a importância de mantê-la viva e bem cuidada. “Evidenciar os 30 anos de festival reforça sua história tanto para quem chega hoje e para quem esteve lá atrás. Resgatar nossa memória é fundamental para reforçar a nossa identidade na história cultural da cidade”, completou o coreógrafo.

Museu Municipal

Na sexta (14), a companhia de Robson faz a performance ‘Ponto a Ponto’ no Museu Municipal de São José dos Campos, às 18h30.  A performance em dança surgiu quando Robson levou um novelo de lã, sem compromisso, à outra performance. “Este elemento acabou norteando toda a construção. Depois, redesenhei a criação em que os bailarinos podem ser trocados para que novas experiências enriqueçam a apresentação”, explicou explica Jacqué.

30º Festidança

A 30ª edição do Festidança, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos, promete encantar o público com as apresentações e premiar os destaques desta grande festa. O público vai poder prestigiar os espetáculos de balé, jazz, danças contemporâneas, étnicas, urbanas, salão, sapateado, populares e folclóricas por vários espaços públicos e culturais da cidade.

Shopping Centro
Rua Rubião Júnior, 84 – Centro

Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade / Santana

Visitação: De segunda a sexta, das 8h às 21h.

Museu Municipal de SJC
Praça Afonso Pena, 49 – Centro