Meu Pet Feliz chega a 3.000 castrações em 10 meses
Atualizado em 11/06/2019 - 00:07
CCZ - Primeiro dia de Castração. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 13-08-2018
Meu Pet Feliz já chegou a 3.000 castrações em quatro fases - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

O programa Meu Pet Feliz, da Prefeitura de São José dos Campos, chegou a 3.002 castrações gratuitas de cães e gatos. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (10) pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Do total de castrações realizadas pelas clínicas veterinárias credenciadas, 2.436 são cães (1.588 fêmeas e 848 machos) e 566 gatos (344 fêmeas e 222 machos).

O programa, que começou em agosto do ano passado, está na quarta fase de castrações. Nesta sexta-feira (14), estão programadas mais 150 procedimentos no centro cirúrgico do CCZ. As cirurgias seguem uma ordem cronológica de inscrições, de acordo com a quantidade mensal estabelecida por espécie e gênero.

O programa Meu Pet Feliz tem o objetivo de estimular a saúde e o bem estar de cães e gatos. A meta, em um ano, é realizar 5.000 cirurgias gratuitas.

É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além do controle populacional, o programa promove a identificação destes animais, através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

A coordenação do programa lembra que, ao receberem o e-mail de convocação, os tutores devem comparecer ao CCZ para a assinatura de documentos com a confirmação da data do agendamento da cirurgia. A medida visa reduzir o número de faltas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde