Transporte público é debatido em São Francisco Xavier
Atualizado em 03/06/2019 - 13:46
Moradores de São Francisco participam de oficina para discutir melhorias para o sistema de transporte público - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, neste sábado (1º), mais uma oficina participativa para a discussão sobre o transporte público da cidade. O encontro, o sétimo de um ciclo que a administração municipal tem feito em todas as regiões, aconteceu no distrito de São Francisco Xavier, na zona norte.

Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123. Dos três lotes de concessão, dois se encerram em abril de 2020 e outro em fevereiro de 2021.
Por conta disso, a Prefeitura realizou uma audiência pública e iniciou uma série de oficinas para que a população participe da construção do novo modelo de transporte público. Todas as oficinas são iniciadas com uma palestra, seguida de uma apresentação do atual cenário do transporte público e características da cidade.
Na sequência, são montados vários grupos de discussão, com troca dos integrantes a cada 10 minutos, onde a população pode discutir sobre o atual sistema e apresentar sugestões para o novo modelo.
Moradores de São Francisco elogiaram a oficina.
"Minha família usa transporte público. Essas reuniões são importantes e vão ajudar a Prefeitura a melhorar o atendimento à população", disse João Alves, 82 anos.

Participação popular
Todos os apontamentos serão recebidos pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana e estarão disponíveis no hotsite do Novo Transporte Público. Nele, a população ainda poderá fazer a inscrição para as oficinas, obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

Estudo da FGV
A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) firmaram em janeiro deste ano um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade. O trabalho irá preparar a nova concessão do transporte público, previsto para 2020/2021.