Usuários já usufruem os benefícios da UBS Resolve no Morumbi
Atualizado em 31/07/2019 - 12:21
Entrega da Ubs Resolve Jardim Morumbi. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 31-07-2019
Programa UBS Resolve vai beneficiar mais de 21 mil usuários cadastrados na unidade do Jardim Morumbi, região sul da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A dona de casa Regina de Souza Ramos, 62 anos, foi a primeira usuária da Unidade Básica de Saúde do Jardim Morumbi a coletar exames laboratoriais no próprio local. Esse é um dos benefícios disponibilizados pelo programa UBS Resolve, implantado pela Prefeitura, e que chegou nesta quarta-feira (31) à 27ª unidade da rede municipal de saúde de São José dos Campos.

“Foi muito rápido o atendimento. O bom é que a gente não precisa mais sair da unidade pra fazer o exame, tem tudo aqui”, disse dona Regina.

Além da coleta de exames feita diariamente, as unidades que recebem o programa passam por adaptações e pequenas reformas, como pintura, nova identidade visual e sala de coleta para exames laboratoriais. A sala da gerência também é deslocada para próximo da recepção, para facilitar o contato com a comunidade.

As unidades também passam a disponibilizar a seus usuários, em local visível, um painel com os indicadores epidemiológicos, que permite o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

A UBS do Morumbi tem 21.817 usuários cadastrados e é referência para os bairros Cidade Morumbi e Jardim Vale do Sol. Em seu quadro de profissionais estão dois ginecologistas, três pediatras, oito clínicos, dois dentistas, dois enfermeiros, 16 auxiliares/técnicos de enfermagem e um gerente.

Além do atendimento regular espontâneo, a unidade desenvolve atividades em grupo com seus usuários, como o programa de planejamento familiar, lian gong e projeto Caminhar.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar as unidades básicas de saúde mais resolutivas. A meta da Prefeitura, até o final do próximo ano, é implantar o programa em todas as 40 unidades. Em agosto, o programa chega à UBS do Buquirinha, região norte da cidade.

Confira as 27 unidades onde o UBS Resolve está presente

Região Norte
Vila Paiva, Altos de Santana, Jardim Telespark e Santana.

Região Leste
Eugênio de Melo, Jardim São José 2, Novo Horizonte, Jardim Santa Inês, Vista Verde, Campos de São José, Jardim Paulista, Paraíso do Sol e Vila Tesouro.

Região Sul
Residencial União, Jardim Interlagos, Campo dos Alemães, Dom Pedro, Bosque dos Eucaliptos, Colonial, Jardim Satélite, Parque Industrial, Jardim Morumbi.

Região Oeste
Jardim Limoeiro e Jardim das Indústrias.

Região Sudeste
Putim e Vila Nair.