Encontro debate a Lei Maria da Penha em São José
Atualizado em 31/07/2019 - 14:54
Capacitação para a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência
Capacitação segue até 27 de novembro, num total de 11 encontros e carga de 25 horas - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cerca de 100 pessoas participaram, nesta terça-feira (31), da capacitação para a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. O tema do evento, realizado no Centro da Juventude, foi a Lei Maria da Penha.

“Temos que trabalhar essa rede de atendimento com o máximo de informações e trocas, para que os profissionais possam identificar quando uma situação de violência acontece. Muito já caminhamos, mas ainda temos muito trabalho pela frente. E São José dos Campos sai a frente com essas ações e com as políticas públicas para esse fortalecimento da mulher que sofre com a violência doméstica”, disse Regiane Sgorlon, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José.

Realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e com duração de seis meses, o curso tem como objetivo aprimorar o conhecimento do trabalho unificado. Participam profissionais das áreas de assistência social, segurança pública, justiça, educação e saúde, da rede pública, privada e sociedade civil.

“Uma mulher em um posto de saúde, com dor no estômago, pode estar sofrendo violência em casa, já que a violência física é a última. E, quando ela acontece, outras já aconteceram como a psicológica, por exemplo. Por isso, essa troca nesses encontros, entre técnicos de todas as áreas. É muito importante”, afirmou Lesle Maciel, psicóloga e integrante do Grupo Mulheres do Brasil

A capacitação segue até 27 de novembro, num total de 11 encontros e carga de 25 horas. As aulas são ministradas por profissionais e autoridades dos órgãos do Ministério Público, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, Defensoria Pública, OAB (Ordem dos Advogados), entre outros.

8h às 10h30 – Humanização no Atendimento

8h45 às 10h45 – Trabalho e Desenvolvimento Sustentável