Escola da região leste recebe Programa Hortas Urbanas
Atualizado em 30/07/2019 - 16:46
A atividade realizada em parceria das Secretarias de Educação e Cidadania e Urbanismo e Sustentabilidade integra diversas disciplinas
A atividade realizada em parceria das Secretarias de Educação e Cidadania e Urbanismo e Sustentabilidade integra diversas disciplinas. - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A manhã desta terça-feira (30), começou com uma atividade bem diferenciada para um grupo de alunos do 6º e 7º ano da Emef Profª Palmyra Sant'anna, localizada na região leste da cidade.

Cadernos, canetas, lousa e carteiras cederam espaço para uma aula ao ar livre para a elaboração de uma horta suspensa. A atividade realizada em parceria das Secretarias de Educação e Cidadania e Urbanismo e Sustentabilidade integra diversas disciplinas.

O Programa Hortas Urbanas que orienta e incentiva o cultivo de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços contou também com a participação de mães dos alunos.  “Essa iniciativa é excelente, trouxe algumas mudas de casa é um prazer fazer parte desse plantio”, contou Robervania Cardoso.

Integrante do conselho de escola, a artesã Rosana Torres, contribuiu com algumas garrafas pets. “As crianças precisam aprenderem a preservar o verde, plantar, colher e consumir uma verdura fresquinha, adorei fazer parte dessa atividade”, pontuou.

A previsão é de que dentro de três meses as mudas de orégano, manjericão, alecrim, hortelã, alface, pimenta dedo de moça, coentro, espinafre e jiló já possam ser consumidas na unidade escolar.

Animado com o aprendizado, o aluno Igor Xavier de 12 anos, aprovou a aula ao ar livre. “É uma experiência que pode incentivar outras crianças a plantarem em casa e aqui na escola, vou plantar mudas em casa”, disse.

Ana Carolina Marcolino, também ficou animada com a experiência, “eu gostei bastante, aprendemos como cultivar as mudas. Imaginei que plantar era só colocar terra, mas não é, precisa de pedra, areia, vários elementos.

 “Nosso papel é incentivar o cuidado e a preservação da natureza. Nosso desejo é de que experiências como essas sejam refletidas em casa”, concluiu a professora de ciências Fernanda Pereira.

Programa Hortas Urbanas

Desenvolvido desde 2010 pela Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade o Programa Hortas Urbanas incentiva o cultivo de hortas orgânicas dentro do espaço urbano. A ação é continuidade do Projeto Cultive uma Vida Saudável iniciado com o mesmo propósito, em 2006.

As oficinas do programa são realizadas para grupos de estudantes, empresas, UBS, condomínios e diversos grupos da comunidade, fornecendo noções básicas para cultivo de hortaliças, ervas e temperos para o dia a dia, além de ensinar como transformar resíduos orgânicos em adubo.

Desde o início do Programa existe uma grande interface e parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cidadania, recebendo alunos e professores nas oficinas do Centro de Referência ambiental da Casa da Ilha, no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, e oferecendo apoio técnico para a implantação das hortas nas escolas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×