Planejamento garante segurança no aniversário de São José
Atualizado em 29/07/2019 - 16:05
FESTA 252 ANOS DE SAO JOSE DOS CAMPOS - 27-07-2019 - LUCAS CABRAL
Parque da Cidade lotado na festa de 252 anos de São José no último sábado: com planejamento e eficiência, não houve nenhum incidente pelo terceiro ano seguido - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Pelo terceiro ano consecutivo, a festa de aniversário de São José dos Campos transcorreu sem nenhum incidente, sem brigas e sem ocorrências policiais.

Mais de 70 mil pessoas de todas as regiões aproveitaram o sábado (27) ensolarado para curtir os 10 shows no Parque da Cidade em celebração pelos 252 anos completados pelo município. O evento teve entrada gratuita.

A tranquilidade para os munícipes e visitantes curtirem a festa com seus familiares e amigos foi garantida novamente pelo programa São José Unida, que é liderado pela Prefeitura e reúne todas as forças de segurança da cidade com o objetivo de prevenir e reduzir os índices de criminalidade.

O programa foi implantado no final de 2017, mas naquele ano o aniversário de São José em julho já havia sido realizado sem incidentes e ocorrências policiais. Com o reforço nas ações em 2018 e neste ano, o bom resultado se repetiu.

No domingo (28), durante o Conexão Juventude Especial pelos 252 anos de São José, também não houve registro de ocorrências policiais. O show no Centro da Juventude, na zona sul, reuniu 12 mil pessoas e contou com segurança reforçada da Guarda Civil Municipal, com apoio de outras forças policiais.

Parceria bem-sucedida

A interação entre as forças policiais no planejamento e execução do esquema especial de segurança para a festa do aniversário da cidade foi elogiada por lideranças do setor.

"Estamos muito felizes pelo bom trabalho que vem sendo feito. A parceira com todas as forças de segurança tem cooperado para não termos nenhuma ocorrência grave no aniversário de São José nestes três últimos anos", afirmou o coronel José Eduardo Stanelis de Aquino, comandante da Polícia Militar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

"Isto é fruto desta grande parceria entre as polícias, os poderes públicos municipal e estadual e todos os envolvidos na festa", completou.

A opinião foi compartilhada pelo chefe dos investigadores do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 1), Amauri dos Santos.

"A Prefeitura de São José está de parabéns pelo São José Unida. Graças a este programa, pelo terceiro ano consecutivo a festa de aniversário ocorreu sem ocorrências graves", disse Santos.

"Com planejamento, ordem, união e respeito, o programa São José Unida tem funcionado de forma excelente e feito a diferença para garantir a segurança da população no dia a dia e, principalmente, em momentos especiais como este da festa de aniversário da cidade", completou.

Segurança reforçada

No sábado, o esquema de segurança contou com a participação de cerca de 320 homens, com representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais.

Foram mobilizados para o evento dois ônibus da Guarda Civil Municipal que funcionaram como bases de videomonitoramento, carros nas portarias e no entorno e motos no interior do parque.

Pela primeira vez, quatro drones da Prefeitura e da Polícia Civil realizaram o monitoramento aéreo da multidão.

Também de forma inédita, a Polícia Civil esteve no local com cães farejadores e implantou uma Delegacia de Plantão no local para atendimento da população e de eventuais ocorrências.

Fiscalização

Um total de 50 funcionários e voluntários da Defesa Civil atuaram como Brigada de Combate a Incêndios, no apoio aos primeiros socorros e no atendimento a crianças perdidas dos responsáveis.

Com a finalidade de combater a venda de bebidas e o comércio irregular, o Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais convocou 28 fiscais para a festa.

Viaturas e novo Copom

No sábado, durante o aniversário de 252 anos, a população de São José ganhou um presente especial. O governo do Estado anunciou investimentos de aproximadamente R$ 16 milhões para a segurança pública na região.

Além de entregar 70 novas viaturas, o Estado pretende iniciar já nesta semana as obras do novo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José, que deverão ser concluídas até o final de 2020.

As duas ações contribuirão para o programa São José Unida.

Criminalidade em queda

A ausência de incidentes, brigas e ocorrências policiais graves na festa de aniversário da cidade é um reflexo da melhoria da segurança pública no dia a dia do município com o São José Unida.

Os índices de criminalidade tiveram queda no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2018.

De acordo com os dados divulgados na última quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, de janeiro a junho de 2019, ocorreram 22 assassinatos contra 29 do ano passado --redução de 24%.

Na comparação com 2016, ano anterior à implantação do São José Unida, o decréscimo é ainda mais acentuado e expressivo, de 86%. Naquele ano, o número de assassinatos foi quase o dobro --no caso, 41.

Os índices de roubo e furto, somados, também despencaram em 2019.

Foram registradas 3.819 ocorrências destas duas modalidades de crime no primeiro semestre deste ano contra 4.182 em 2018, o que representa um decréscimo de 9%.

Em relação a 2016, quando houve 5.088 roubos e furtos, a redução foi de 25%.

Combate ao crime

O programa São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne as principais forças de segurança que atuam no município. O objetivo é prevenir e diminuir a criminalidade.

Participam do programa a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×