Índice de criminalidade em São José despenca no 1º semestre
Atualizado em 26/07/2019 - 11:55
Entrega carros elétricos à Sepac. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-07-2018
Guarda Municipal ganhou mais agilidade e melhorou resultados após a substituição de 100% da frota por carros elétricos, que são menos poluentes, mais econômicos e eficientes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Os índices de criminalidade em São José dos Campos tiveram queda no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2018.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, de janeiro a junho de 2019, ocorreram 22 assassinatos contra 29 do ano passado --redução de 24%.

Na comparação com 2016, ano anterior à implantação do programa São José Unida, o decréscimo é ainda mais acentuado e expressivo, de 86%. Naquele ano, o número de assassinatos foi quase o dobro --no caso, 41.

Outro dado significativo e que demonstra a melhoria da segurança na cidade se refere aos latrocínios (roubos seguidos de morte). Nos seis primeiros meses de 2019, não houve caso. Em 2018, foram 3.

A Prefeitura implantou em 2017 o programa São José Unida, que tem contribuído para a redução das taxas e ocorrências policiais no município. Também vêm sendo ampliados os investimentos e ações em segurança pública.

Roubo e furto

Os índices de roubo e furto, somados, também despencaram em 2019.

Foram registradas 3.819 ocorrências destas duas modalidades de crime no primeiro semestre deste ano contra 4.182 em 2018, o que representa um decréscimo de 9%.

Em relação a 2016, quando houve 5.088 roubos e furtos, a redução foi de 25%.

Combate ao crime

O programa São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne as principais forças de segurança que atuam no município. O objetivo é prevenir e diminuir a criminalidade.

Participam do programa a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.

Investimentos da Prefeitura

• Sistema eletrônico de monitoramento de veículos

• Câmeras de monitoramento com tecnologia de fotossensores, que permitem a obtenção de informações instantâneas sobre os veículos que passam pelos portais de segurança instalados em vários pontos de entrada e saída da cidade

• Implantação da Atividade Delegada, em parceria com a Polícia Militar