Emoção marca vernissage 'Retratando São José' no Vicentina
Atualizado em 26/07/2019 - 12:36
Exposição Retratando São José. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 25-07-2019
As telas, pintadas pelos frequentadores das quatro Casas do Idoso (norte, sul, leste e centro), retrataram 40 pontos históricos da cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Uma noite repleta de emoções. Assim foi a vernissage “Retratando São José”, que aconteceu nesta quinta-feira (25), no Parque Vicentina Aranha, em comemoração aos 252 anos de São José dos Campos.

As telas, pintadas pelos frequentadores das quatro Casas do Idoso (norte, sul, leste e centro), retrataram 40 pontos históricos da cidade. Artistas e convidados estavam felizes e com os sentimentos à flor da pele.

“É uma emoção muito grande ter participado desse momento tão importante da nossa cidade. Pintei um prédio muito importante: a Prefeitura. Imagina como estou. Poder retratar essa cidade, que tanto amo, e que me adotou há mais de 40 anos, quando cheguei do Nordeste, é um presente para mim”, afirmou emocionada Tereza Bezerra Silva, 69 anos, moradora do Jardim Nova Detroit, região leste do município.

Jonas, irmão de Tereza, foi conferir de perto a arte da irmã. “Ela está muito feliz e isso me deixa feliz também. A Casa do Idoso é um projeto fantástico”, disse Jonas Bezerra Silva, 56 anos, morador da Vila Industrial, também na região leste.

Para a maioria dos idosos, esse foi o primeiro contato com os pinceis. Para chegar ao resultado que chegaram, a dedicação das professoras foi fundamental.

“Costumo dizer que, nesse processo, não apenas eles aprenderam. Eu aprendi muito também. Foi uma linda troca entre todos nós. Estou muito feliz e emocionada com o resultado e, principalmente, com a noite de hoje. Esse trabalho é uma fábrica de sonhos. Fazer parte disso, vendo a alegria deles, é uma realização muito grande”, afirmou Dilma de Ilma Gonçalves, professora de artes das Casas do Idoso centro, leste e sul.

Dilma dividiu o trabalho com a professora da Casa do Idoso norte Isaura Jacolina dos Santos Mendes.

A inspiração para as pinturas nas telas nasceu de fotos registradas por fotógrafos da Prefeitura ao longo dos anos. Todos os detalhes e tons foram reproduzidos igualmente nas telas de 1,20 x 0,80.

A exposição fica por mais 15 dias no Parque Vicentina, na Galeria Pavilhão São José e, depois, seguirá para diversos pontos da cidade, como shoppings e espaços públicos.

Exposição de telas “Retratando São José”
Local: Parque Vicentina Aranha - Galeria Pavilhão São José (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana)