Alunos do Cephas voltam às aulas nesta quinta
Atualizado em 25/07/2019 - 17:41
Alunos do Cephas voltam às aulas nesta quinta
Novos alunos participam de programação diferenciada com palestra e orientações sobre cursos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

Veteranos e calouros do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) foram recepcionados sob aplausos e com música por professores e toda equipe no retorno às aulas nesta quinta-feira (25).

Os 320 novos alunos, aprovados no último Vestibulinho, participam de uma programação diferenciada, com acolhida feita pela direção e equipe pedagógica, apresentação do Centro e informações gerais sobre os cursos, estrutura e laboratórios.

Entre os veteranos, a sensação é de aproveitar ao máximo a reta final e reconhecer os aprendizados adquiridos. Diogo Henrique Braga do Carmo, 16 anos, está no último módulo do técnico em Administração. Animado pela conclusão do curso, ele quer seguir o sonho de ser empreendedor na cidade.

“Estou confiante, quero empreender na área de Educação e ter uma empresa para oferecer treinamento, usando tecnologia. Voltar para as aulas é importante para absorver o máximo e aprender mais, sempre é tempo de novos aprendizados”, afirmou.

Planejamento

Durante a semana, a equipe pedagógica do Cephas e da educação profissional voltada aos adolescentes da Fundhas, com idades entre 14 e 17 anos, esteve reunida para momentos de reflexão, capacitação e planejamento das atividades do 2º semestre.

Foram apresentados relatórios, novidades e palestras sobre Neurolinguística e Inteligência Emocional.

A Fundhas propões momentos de integração e capacitação a seus profissionais afim de motivá-los e manter a excelência no atendimento socioeducativo e de educação profissional em São José dos Campos.

Experiência

Mesmo com anos de experiência à frente de diversas turmas de alunos, cada novo semestre gera expectativas nos professores.

“Por mais experiente que seja o professor estamos sempre ávidos por ver novos alunos e poder compartilhar um pouco de conhecimento, formando e transformando pessoas em cidadãos e profissionais competentes”, afirmou o professor de Administração, Moacir Ramos.

“O planejamento é muito importante porque é um instrumento de orientação que indica o caminho do conhecimento que os alunos irão trilhar para obter as competências esperadas”, completou.

“Fomos recebidos de forma carinhosa, foi muito bom. Com planejamento conseguimos parar para refletir e remanejar, começamos com ‘chave de ouro’”, disse Patrícia Monteiro, professora de espanhol.

Excelência em Educação profissional

O Cephas é uma instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que por sua vez é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. Tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programas de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.

O Cephas fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 – Floradas de São José. Telefone: 3934-1995