Emoção marca 1º dia de aula da EJA no Pinheirinho
Atualizado em 24/07/2019 - 14:22
Início das aulas de alfabetização para adultos por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Emef Maria Antonieta Ferreira Payar no Bairro Pinheirinho dos Palmares. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 23-07-2019
Nova modalidade de ensino recebeu a aprovação da comunidade do Pinheirinho dos Palmares - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Entregue à população em maio, a Emef Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares, região sudeste de São José, iniciou na noite desta terça-feira (23) as aulas de alfabetização para adultos, por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos.

A nova modalidade de ensino recebeu a aprovação da comunidade. O programa, voltado às pessoas com mais de 15 anos, é dividido em duas etapas: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). Foram realizadas 210 matrículas.

Para comemorar o primeiro dia de aula, a equipe gestora da escola preparou uma recepção diferenciada para os novos alunos. Um corredor com balões coloridos, formados pelos educadores e equipe gestora da instituição de ensino, surpreendeu os estudantes. A recepção contou ainda com contação de histórias e apresentação musical.

O casal Lúcia Maria de Paula e Daniel Paulino da Silva estava empolgado com o primeiro dia de aula. “Quero me aperfeiçoar mais. Fiquei sabendo da EJA e incentivei o marido”, disse Lúcia.

A dona de casa Lucidade da Silva matriculou a família inteira. Acompanhada do marido, José Lima, de 72 anos, e do filho, Oseas da Rocha, de 32 anos, falou sobre as expectativas para a nova etapa.

“Casei cedo. Dediquei a vida inteira aos cuidados da casa e dos filhos. Quando soube das aulas, incentivei toda família. Agora, vamos aprender a ler e a escrever em família”, afirmou.

Ana Cristina, de 55 anos, mãe de um aluno da unidade, retomou os estudos com o objetivo de auxiliar o filho com os trabalhos escolares. “Estou em busca de um futuro melhor. Quero ajudar meu filho com as lições de casa”, concluiu.

No primeiro dia de aula, todos os estudantes da EJA da Emef Maria Antonieta Ferreira Payar receberam o material escolar. O conjunto de 21 itens é composto por cadernos, minidicionário, régua, tesoura, apontador, canetas esferográficas azul e vermelha, borracha e lápis de cor. Os itens foram aprovados pelos novos alunos.

“Tem até lápis de cor, agora posso desenhar”, disse Cícera Mariano da Silva de 55 anos, com um sorriso que encantou todos que estavam ao redor.

Educação de Jovens e Adultos

O programa, voltado às pessoas acima de 15 anos, é dividido em duas etapas: ‘EJA I’ (do 1º ao 5º ano) e ‘EJA II’ (6º ao 9º ano). Cada semestre cursado é equivalente a um ano do ensino fundamental. Atualmente, cerca de 1.800 alunos são atendidos na EJA em São José. As aulas são realizadas no período noturno em 10 escolas municipais.

Para realizar a inscrição, o interessado deve ir até uma das nove escolas da EJA ou ligar na Central 156. É preciso informar o número do documento de identificação (RG), endereço residencial e a última série/ano que estudou.