Por amor à cidade, moradoras adotam praças em São José
Atualizado em 23/07/2019 - 16:41
Adoção de área no Parque Industrial e Centro 22 07 2019
Moradora do Parque Industrial, Jaqueline Reis de Lima adotou a praça em frente à sua casa e ao seu comércio - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Na semana em que São José dos Campos comemora 252 anos, duas munícipes dão exemplo de cidadania e de amor à cidade. Através do programa Nossa Praça, a arquiteta Rosana Fernandes e a empreendedora Jaqueline Honório Reis de Lima adotaram duas praças nos bairros onde moram. Em parceria com a Prefeitura, elas cuidam pessoalmente da limpeza e da conservação das áreas públicas.

Localizada no Jardim Bela Vista numa travessa tranquila, com ar de cidade pequena, a praça Tiradentes foi adotada por Rosana Fernandes. Ela sonha com um pequeno parque infantil já que o espaço não é grande. “Meus três filhos estão sempre brincando aqui. Quero que outras famílias também aproveitem. Lugar vazio não é bom para a segurança dos moradores”, avalia a adotante.

A arquiteta já pensou em implantar um jardim terapêutico de ervas e quer trazer mais cor e beleza plantando mudas de flores. “Como é público, você não pode plantar qualquer coisa. Tudo tem que ser feito com a orientação da Prefeitura”, explica.

No dia a dia, ela recolhe lixo e fezes de cães deixados por pessoas que ainda precisam aprender a respeitar o espaço público. Ela também tem um rastelo e uma roçadeira para manter a grama aparada e sem mato. “Aprendi a cortar com roçadeira no curso Qualifica da Prefeitura. Quando não consigo pagar um jardineiro, eu mesma aparo a grama”, explica.

E por que ela faz tudo isso? “Faço como cidadã que gosta da cidade. É uma forma de contribuir com o lugar onde vivemos”, resume.

A mesma consciência de cidadania move a adotante Jaqueline Honório Reis de Lima que cuida da praça Maria de Paula Farias, no Parque Industrial. Ela mora em frente à praça e tem uma doceria na esquina. Mesmo conciliando o trabalho de cobradora de ônibus com o comércio, Jaqueline ainda arruma tempo para cuidar da área pública.

Os vizinhos já se acostumaram a vê-la varrendo o passeio público e rastelando a grama. “É uma terapia para mim, esqueço os problemas. Quero plantar flores e fazer uma praça de princesa, onde as pessoas queiram vir aqui fazer selfies”, sonha.

Com 400 metros quadrados, a praça tem seis árvores e três bancos. Jaqueline contrata um jardineiro para manter a grama aparada e solicita a poda das árvores para a prefeitura, assim como a manutenção da iluminação. “Sempre fui participativa. Se cada um fizer um pouquinho, ajuda muito a cidade”, afirma.

Nossa Praça

Para seguir o exemplo da Jaqueline e da Rosana, qualquer pessoa física ou empresa pode adotar uma área através do Programa Nossa Praça, da Secretaria de Manutenção da Cidade.

Atualmente, são 42 canteiros e praças adotadas e cerca de 250 áreas à disposição, incluindo parques municipais e centros poliesportivos. Saiba mais sobre o programa no site da Prefeitura.