Circuito Jovem + Saúde é novidade do Conexão deste domingo
Atualizado em 23/07/2019 - 14:27
Conexão Juventude no Centro da Juventude  28 07 2018
Conexão especial de 2018 foi um sucesso; neste ano, além dos shows, saúde é a grande novidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A edição especial do Conexão Juventude deste domingo (28), em comemoração aos 252 anos de São José dos Campos, vai trazer a maior novidade do programa desde a sua criação: o Circuito Jovem + Saúde.

O + Saúde vai levar até o Centro da Juventude, na região sul, entre 14h e 19h, uma série de serviços de saúde destinados ao público jovem. São serviços já oferecidos para o conjunto da população na rede de UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município. Para atender ao público jovem do Conexão, serão acrescentados serviços de orientação e conscientização para hábitos de vida mais saudáveis.

O programa foi criado em conjunto entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, por meio da Assessoria de Programas para a Juventude. A Saúde enviará todos os profissionais necessários para os atendimentos durante o Conexão.

Três ações

O Circuito Jovem + Saúde vai levar três ações para o público estimado em 12 mil pessoas que estará no Centro da Juventude. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais B e C, bem como levar atividades de vacinação e orientações interativas sobre o autocuidado.

Namoro Legal – Em um ambiente interativo, especialmente decorado para o evento, especialistas da área da saúde farão abordagem sobre autocuidados e darão orientações para as principais curiosidades dos jovens sobre relacionamento nessa faixa de idade.

Teste rápido para hepatites virais B e C – A partir deste ano, por lei federal, julho passa a ser conhecido como Mês Amarelo, por ser dedicado à campanha de conscientização da população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. O teste rápido de hepatite B e C, que já está sendo aplicado, entre 15 e 31 deste mês, em todas as unidades de saúde do município, também será feito no domingo entre o público do Conexão Juventude.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas. O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil da hepatite B, porém muitos desconhecem essa situação. Entre os anos de 2018 e 2019 foram notificados 187 casos de hepatite C no município (80 femininos e 107 masculinos) e 91 de hepatite B (40 femininos e 51 masculinos).

Funcionários da Secretaria de Saúde farão o acolhimento do público, seguido de coleta, leitura, laudo do exame e aconselhamento após o resultado.

Vacinação – Serão ofertadas as vacinas para hepatite B, HPV, meningite e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). De preferência, mas não obrigatoriamente, quem desejar ser vacinado deve levar sua carteira de vacinação para anotação das doses administradas.

A Assessoria de Programas para a Juventude, responsável pelo Conexão Juventude, prevê que o Circuito Jovem + Saúde passará a fazer parte da programação das próximas edições do programa, que chega a todas as regiões de São José dos Campos.

 

Serviço
Conexão Juventude especial / 252 anos de São José dos Campos
Dia e horário – 28 (domingo), das 14h às 19h
Local – Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América – Região Sul – São José dos Campos


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida