Laís Nunes, de São José, é a segunda do mundo no wrestling
Atualizado em 22/07/2019 - 11:42
Laís Nunes, wrestling
Laís luta o Pan-Americano em agosto e fica em boa posição para o Mundial de setembro no Cazaquistão - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A atleta Laís Nunes, da equipe de wrestling de São José dos Campos, assumiu a segunda colocação do ranking mundial na categoria até 62 quilos. Com isso, ela será uma das cabeças de chave do Campeonato Mundial de Wrestling 2019, em setembro, no Cazaquistão.

O novo ranking foi anunciado na quinta-feira (18) pela United World Wrestling – entidade que dirige a modalidade em nível mundial – e incorporou os resultados do torneio internacional Yasar Dogu, realizado neste mês na Turquia.

Com o quinto lugar obtido naquela competição, Laís ultrapassou duas atletas no ranking mundial, uma japonesa e uma norte-americana, ficando atrás apenas da búlgara Taybe Yusein. A nova posição dá uma boa vantagem para a brasileira no mundial, pois, como cabeça de chave, ela estará ficará em chave oposta à de suas principais adversárias. O mundial classifica os seis melhores de cada categoria para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Laís Nunes nasceu em Goiás e está radicada em São José dos Campos, cidade que representa nas principais competições nacionais e internacionais. Esta é sua melhor colocação no ranking mundial. O próximo compromisso de Laís é a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima, entre 7 e 10 de agosto. A lutadora está se preparando para a competição em São José até o dia 4 de agosto, quando viaja com a delegação brasileira para Lima.

Luta olímpica

Wrestling é uma palavra inglesa que possui significado semelhante a "luta livre" em português. No Brasil, a modalidade é gerida pela Confederação Brasileira de Wrestling e abrange os estilos greco-romano, livre e feminino, além do beach wrestling (wrestling de praia). A participação do Brasil no wrestling dos Jogos Olímpicos é recente, tendo começado em 1988, em Seul (Coreia do Sul).

A equipe joseense de wrestling é apoiada pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal), tendo atletas atendidos no Programa Atleta Cidadão e no Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida