Alunos criam curta sobre direitos e deveres do cidadão
Atualizado em 22/07/2019 - 18:15
O uso do celular em sala de aula, especifico para esse trabalho, proporcionou aos alunos novas experiências de aprendizagem
Grupo de alunos produziu um curta-metragem por meio de um aplicativo disponível para tabletes e celulares - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Como parte das aulas de enriquecimento curricular na matéria educação fiscal e financeira, um grupo de alunos do 7º ano da Emef Mercedes Carnevalli Klein, no Jardim Satélite, produziu um curta-metragem por meio de um aplicativo disponível para tabletes e celulares.

“O desafio dos estudantes foi expressar, por meio do curta, qual é o papel do cidadão na sociedade quando o assunto é tributo. Eles ficaram responsáveis por todo o processo, desde criação do roteiro, personagens e pesquisas referente ao assunto”, explicou a professora de enriquecimento curricular, Nathalia Almeida de Carvalho.

O projeto contou ainda com o apoio Setor de Orientação Educacional, que desenvolve autonomia, orientação de estudos, valores e empreendedorismo dos alunos da rede de ensino municipal.

O uso do celular em sala de aula, especifico para esse trabalho, proporcionou aos alunos novas experiências de aprendizagem. A ideia deu tão certo que outra turma da escola, também do 7º ano, irá elaborar curtas com o tema alimentação saudável.

Orçamento do governo, informações sobre impostos como IPTU, IPVA e até mesmo dicas de serviços oferecidos aos consumidores por instituições como o Procon, foram abordados de maneira pedagógica nos vídeos que duram no máximo dois minutos.

“A partir desse trabalho, conseguimos entender a importância do pagamento de impostos. Por meio dos curtas, explicamos também a destinação dos tributos. O uso do celular estimulou bastante nossa criatividade", disse a aluna Graziely Almeida Soares.

A turminha gostou tanto da experiência que, além da apresentação do vídeo com o tema tributos, nesta terça-feira (23), os estudantes irão assistir um curta de boas-vindas para o segundo semestre.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania