Atletas do Voleibol Adaptado destacam benefícios do esporte
Atualizado em 20/07/2019 - 16:22
Superliga de Voleibol Adaptado Masculino no Ginásio Delmar Buffulin. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-07-2019
Atletas do Voleibol Adaptado se cumprimentam: com o esporte, conquistaram novos amigos e mais saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O sábado (20) foi movimentado para os times de Voleibol Adaptado que competiram na região sul de São José dos Campos durante a fase regional. O Ginásio Delmar Buffulin, no Residencial 31 de Março, e o Poliesportivo do Vale do Sol receberam os atletas, com idades entre 47 e mais de 70 anos.

Segundo a equipe técnica, praticar esportes na terceira idade tem benefícios para a saúde do corpo e da mente, especialmente com a integração e a convivência social entre os atletas.

Um exemplo é José Geraldo de Castro, 69 anos, da categoria 69+, que jogou basquete por 25 anos. “O vôlei adaptado é uma oportunidade saudável para as pessoas com mais idade. Todos se reúnem para treinar, convivem em harmonia, Faz bem para o corpo e para a mente”.

Geraldo conta que já teve a oportunidade de representar o Brasil nas Olimpíadas do México, em 1968, ficando em quarto lugar. Morando em São José há mais de quatro décadas, frisa: “adoro São José, sou cidadão joseense com orgulho”.

Saúde e qualidade de vida

Na equipe feminina, categoria 59+, Bárbara Krause Campos, 65 anos, fazia o aquecimento antes de entrar na quadra vestindo orgulhosa a camisa do time da cidade.

“Fiquei sabendo do vôlei adaptado na Casa do Idoso Sul, um professor de lá me indicou. Como eu tinha problemas na coluna, achei que não pudesse jogar, mas tentei e foi a melhor coisa. As dores acabaram porque o esporte fortaleceu a musculatura, além da convivência que faz muito bem”, afirmou a jogadora.

“Precisamos divulgar sempre os eventos esportivos para incentivar ainda mais pessoas a participar”, completou, já saindo correndo para jogar.

Superliga

A Superliga é uma realização da CBVA (Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado). Até outubro, acontece a fase regional, sediada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Nesta fase de classificação, participam 12 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, representadas por 44 equipes masculinas e femininas. Após esta etapa, as melhores equipes se classificam para as fases estadual e nacional.

Os atletas de São José dos Campos estão divididos em cinco categorias: 47+ feminino (48 a 59 anos); 59+ feminino (60 a 69 anos); 69+ feminino (70 anos em diante); 59+ masculino (60 a 69 anos); e 69+ masculino (70 anos em diante).

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida