Tecnologia se torna aliada na Urbam em serviços à população
Atualizado em 19/07/2019 - 15:55
Tecnologia na Urbam
No setor de iluminação pública, foi implantado um software que traça o melhor roteiro para que os caminhões percorram o menor trajeto até o local da troca das lâmpadas - Foto: Divulgação

Ana Lúcia Abranches
Urbam

Há 50 anos, no dia 20 de julho, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisavam na Lua. A década de 60 teve outros eventos importantes como a criação da internet.

Com os avanços, a tecnologia se tornou uma grande aliada no mercado de trabalho. Nos últimos anos na Urbam (Urbanizadora Municipal), ela tem sido ferramenta indispensável para a realização e monitoramento das atividades em várias áreas de atuação como: varrição, coleta, iluminação pública, dentre outras.

No setor de varrição, a tecnologia foi primordial para a ampliação dos serviços para mais 20 bairros. Foi implantado um Plano de Varrição Georreferenciada com base no mapa oficial da cidade. Este novo estudo permitiu diagnosticar a extensão e nomenclaturas exatas das vias a serem limpas, definindo a roteirização com precisão os trajetos a serem cumpridos o que permitiu a ampliação dos serviços, além de melhorias no atendimento em toda a cidade.

O mapa georreferenciado é o resultado de um serviço de engenharia, que usa a metodologia de software de SIG (Sistema de Informação Geográfica) e permite unir diferentes informações como mapas e outros num mesmo arquivo usando uma única base de dados. O serviço de coleta de lixo também é monitorado. Os caminhões são rastreados por GPS.

No setor de iluminação pública, foi implantado um software que traça o melhor roteiro para que os caminhões percorram o menor trajeto até o local da troca das lâmpadas. As luminárias de LED instaladas são georreferenciadas (permitindo a criação de um histórico sobre os serviços de manutenção). Com tablets e GPS, o serviço é lançado no sistema em tempo real. Esta tecnologia permite o monitoramento dos serviços em tempo real.

O objetivo das inovações é prestar atendimento com mais qualidade e agilidade à população joseense.  

Outra novidade é na comunicação interna com os funcionários. Foi lançado um aplicativo para celular para que as informações cheguem com rapidez em todos os setores.


MAIS NOTÍCIAS
Urbam