São José recebe prêmio por serviço de transporte adaptado
Atualizado em 20/07/2019 - 18:22
Vista do bairro jardim Aquarius do anel viário
Vista geral do Anel Viário, em São José: município será premiado por serviço de transporte adaptado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

São José dos Campos irá receber nesta segunda-feira (22) o prêmio InovaCidade 2019 pelo programa Acesso Já, responsável pela operação do serviço de transporte adaptado municipal.

O prêmio será entregue no Smart City Business Brazil Congress & Expo, que está em sua sétima edição e se consolidou como o mais importante evento sobre cidades inteligentes da América Latina.

O serviço de transporte adaptado, complementar ao transporte público convencional, já teve 2.767 munícipes cadastrados desde sua origem e passou por uma reformulação em abril de 2018, quando foi criada a divisão da operação em duas modalidades distintas: veículo comum e veículo adaptado.

Desde então, a Prefeitura de São José aumentou em 33% o número de atendidos, passando de 451 para 602 munícipes beneficiados. Os usuários do serviço podem utilizá-lo pelo celular, por meio de um aplicativo similar aos do transporte particular e também pelo 156 (telefone, site e aplicativo).

Acesso Livre
Para se credenciar no serviço, o munícipe deve primeiramente se dirigir ao Acesso Livre, localizado na rua Humaitá, 40, no centro, e entregar a documentação necessária para abertura de processo administrativo. Mais informações pelo telefone 3942-2401.

O Acesso Livre é o setor de atendimento ao público da Prefeitura que coordena e gerencia a emissão de credenciais de estacionamento, cartão eletrônico e gratuidade no transporte público municipal, além do credenciamento no Acesso Já.

Qualidade de vida

A edição deste ano do Smart City Business Brazil Congress & Expo será realizada nos dias 22, 23 e 24 de julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O evento contará com a participação de palestrantes do Brasil e de diversos países, líderes empresariais, autoridades governamentais nos âmbitos federal, estadual e municipal e, principalmente, de prefeitos, que discutirão as melhores soluções para o futuro das cidades.

No evento, também serão apresentadas e discutidas iniciativas concretas que colaboram para melhoria da qualidade de vida nos municípios.