Instalação de LEDs gera economia de R$ 584 mil em 5 meses
Atualizado em 22/07/2019 - 11:50
Início da instalação de das lâmpadas de Led na região norte, Travessa Santa Joana D’Arc no bairro Vila Leila II. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 11-07-2019
São José dos Campos já tem 17.100 lâmpadas de LED em vias e avenidas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Em cinco meses, a Prefeitura economizou R$ 584 mil reais em consumo de energia com a implantação de lâmpadas de LED em ruas e avenidas de São José dos Campos.

A troca das lâmpadas teve início em fevereiro. Até esta semana, já haviam sido substituídas 17.100 luminárias abrangendo bairros de todas as regiões da cidade. O modelo de LED é 40% mais econômico.

Até o final de 2020, a Prefeitura vai implantar 50 mil luminárias. A meta faz parte do Projeto Iluminar que tem como principais objetivos modernizar a iluminação das vias e melhorar a segurança pública.

Nas duas últimas semanas, foram beneficiados 33 bairros das regiões norte e centro. Em nove bairros centrais foram 922 lâmpadas: Monte Castelo, Vila Progresso, Vila Santos, Vila Santa Luzia, Vila Maria, Vila Nossa São José, Vila Tupi, Vila Guarani e Vila Terezinha.

Depois de passar por todas as regiões da cidade, as equipes do Projeto Iluminar começaram, nesta sexta-feira (19), um novo lote de bairros na região leste. São eles: Residencial Galo Branco, Residencial Armando Moreira Righi, Residencial Ribeira, Jardim Itapuã, Eugênio de Melo, Jardim Ismênia, Jardim Maracanã, Jardim Olímpia, Jardim Copacabana, Vila Tesouro, Jardim Universo, Vila Ester, Chácara dos Eucaliptos, Vila Patrícia e Jardim São Jorge. No total, serão 2.004 luminárias.

Na sequência, a programação inclui o Bosque dos Eucaliptos e  o Jardim Satélite, na região sul. A substituição da iluminação pública é coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e executada pela Urbam.