Seminário anual debate a importância do aleitamento materno
Atualizado em 18/07/2019 - 11:58
Aleitamento Materno no Projeto Casulo 31 07 2018
Encontro vai debater a importância do leite materno até os dois anos de idade da criança, exclusivo até os 6 meses - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O aleitamento materno será tema de um seminário promovido pela Prefeitura de São José dos Campos no próximo dia 31 de julho, das 8h às 12h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde, reunirá profissionais da rede de atenção básica, secundária e maternidades.

O Seminário de Promoção ao Aleitamento Materno tem como objetivo proporcionar educação continuada e subsidiar a realização de grupos e salas de espera em comemoração à Semana Mundial de Promoção ao Aleitamento Materno.

O tema escolhido este ano pela Aliança Internacional é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro”, com o propósito de frisar a importância da adesão de todos os familiares próximos, e não apenas a mãe, para garantir o aleitamento materno até os dois anos de idade da criança e exclusivo até os 6 meses.

Baseado no tema de 2019, o seminário pretende levantar questões relacionadas à legislação que garante os direitos da mulher que amamenta, como orientar as mães durante o pré–natal manuseio clínico da amamentação e técnicas de refrigeração do leite materno para o retorno ao trabalho.

Em São José dos Campos, a Semana Mundial é comemorada há 25 anos, a partir da implantação do Projeto Casulo. O evento tem parceria com o Hospital Municipal e o Banco de Leite Humano de Taubaté.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho pelo e-mail: dep.saude@sjc.sp.gov.br.