São José sedia encontro de Centros de Formação de Condutores
Atualizado em 18/07/2019 - 18:09
Encontro regional com representantes de Centros de Formação de Condutores do Vale do Paraíba
No encontro, o grupo discutiu assuntos relacionados ao setor e conheceram as ações educativas para o trânsito realizadas pela Prefeitura - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

São José dos Campos recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), um encontro regional com mais de 40 representantes de Centros de Formação de Condutores do Vale do Paraíba, entre eles 16 do município. O evento aconteceu no auditório do Centro da Juventude, na região sul.

No encontro, o grupo discutiu assuntos relacionados ao setor e conheceram as ações educativas para o trânsito, realizadas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio do EducaMob, setor da Secretaria de Mobilidade Urbana, responsável pelas atividades.

A Prefeitura acredita na educação e conscientização para um trânsito mais seguro, já que na maioria das vezes as ocorrências acontecem por algum tipo de imprudência. Por isso, lançou em março deste ano o programa #SinaldeGentileza, que tem o objetivo de melhorar a relação entre os usuários das vias públicas.

No programa, além das ações educativas diárias, também são realizadas palestras, cursos e parcerias com o poder público, principalmente escolas, a sociedade civil organizada e a iniciativa privada, onde mais pessoas são impactadas e podem disseminar a informação.

Os Centros de Formação de Condutores podem ser considerados como instituições de ensino e têm um papel fundamental para formar bons condutores, na parte técnica, mas principalmente para a boa convivência e respeito no trânsito.

“Viemos posicionar o setor sobre o que vem ocorrendo, tanto no âmbito federal quanto no estadual. Muito bacana ter conhecido o programa Sinal de Gentileza, ele vai ao encontro da nossa missão e queremos estreitar essa relação para participarmos”, comentou o presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas e Centros de Formação de Condutores no Estado de São Paulo, Magnelson Carlos de Souza.

Os interessados nas atividades do EducaMob, entre elas do programa #SinaldeGentileza, podem enviar um e-mail para educamob@sjc.sp.gov.br.