FCCR abre inscrição para novos parceiros com pontos de cultura
Atualizado em 18/07/2019 - 15:36
Pontos de Cultura - Velhus Novatus
Sem local fixo de atendimento, os voluntários levam as oficinas do Bate Lata (musicalização/percussão) e de brinquedos às comunidades da Vila Rhodia (foto) e Santa Cruz - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo quer ampliar as parcerias para levar atividades artísticas e culturais para o maior número de pessoas e localidades. O edital está aberto até 24 de julho e pode participar qualquer associação sem fins lucrativos que tenha a cultura como item de seu objetivo social e que esteja em dia com a documentação.

Atualmente, a FCCR mantém parcerias com 21 entidades, atendidas com diversas oficinas e ações culturais.

Nesta parceria, a fundação oferece o profissional na área de interesse da própria associação para atender as necessidades da comunidade por meio de oficinas. Não é necessário que a associação tenha um espaço próprio para a execução da atividade cultural. Podem ser utilizados ambientes, por exemplo, de salões de igrejas e até escolas que compartilham seus espaços com a comunidade.

A Companhia Cultural Velhus Novatus, que atende hoje crianças e adolescentes, é um bom exemplo de que “o artista vai aonde o povo está”. Parceiros da FCCR há dez anos, a companhia promove a cultura nos locais de difícil acesso.

Sem local fixo de atendimento, os voluntários levam as oficinas do Bate Lata (musicalização/percussão) e de brinquedos às comunidades da Vila Rhodia e Santa Cruz. Além das oficinas, o público rotativo também teve a oportunidade de assistir às apresentações de teatro, dança, canto coral e jogo de capoeira.

"É gratificante levar cultural em todo lugar. E que, com isso, tiramos muitos da área de risco", disse Guaraci Moreira, presidente da Velhus Novatus.

Casas de Cultura

As entidades parceiras complementam o trabalho desenvolvido pelas dez casas de cultura, mantidas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em várias regiões da cidade. Anualmente são atendidas cerca de 10 mil pessoas, de todas as faixas etárias.

No programa Arte nos Bairros, através da Ação Cultural Descentralizada, as casas de cultura atendem os artistas, com suas variadas formas de arte, e a população, que se utiliza dos espaços para aprender, compartilhar experiências e para ampliar o convívio social.

Oficinas oferecidas em 2019

Acordeon, Balé, Bate Lata, Boneca de Pano, Brincadeiras Infantis, Capoeira, Cerâmica, Circo, Circo e Aéreos, Circo Experimental, Construção de Brinquedos, Coral, Criação Literária, Cultivo de Plantas em Pequenos Espaços, Customização de Roupas, Dança Circular, Dança Clássica, Dança Contemporânea, Dança Tribal, Danças de Salão (Ritmos), Danças Folclóricas e Populares, Danças Urbanas, Desenho, Direção Teatral, Fotografia, Gestão Cultural, História em Quadrinhos, Jazz, Lian Gong, Luteria de Viola Caipira, Mandala, Modelagem em Argila, Mosaico, Musicalização, Percussão, Pintura, Poesias em LIBRAS, Sapateado, Stop Motion, Teatro, Tear de Prego, Tecelagem, Viola Caipira, Violão, Teclado e Ioga.

Informações
(12) 3924-7300

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×