Revitalização de áreas melhora qualidade de vida nos bairros
Atualizado em 17/07/2019 - 09:48
RECUPERAÇAO DE AREAS DE LAZER - 16-07-2019 - LUCAS CABRAL
Revitalização de áreas de lazer incluiu quadras esportivas, academias ao ar livre, playground e pista de skate - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Nos últimos três meses, a Prefeitura de São José dos Campos revitalizou 15 áreas de lazer, melhorando a qualidade de vida dos moradores de vários bairros. A revitalização incluiu quadras poliesportivas, playgrounds, academias ao ar livre, pistas de skate entre outros espaços para a prática de esportes e atividades de lazer.

Uma das áreas que passou por reforma geral fica no Campos de São José, região leste da cidade. Alvo frequente de pichações e de vandalismo, a quadra de futsal teve que ser praticamente refeita com a troca do alambrado, reparos na mureta, pintura e recolocação das traves que haviam sumido. A pista de skate também ganhou pintura nova.

Outro espaço que passou por uma "repaginada" foi a área de lazer do Residencial Jatobá, na região sudeste, que é equipada com quadra de futsal, campo de futebol e playground. Lá foram executados serviços de pintura, manutenção, roçada, limpeza geral e retirada de entulho.

Com a conclusão da reforma na segunda-feira (15), a quadra poliesportiva do Jardim Paraíso do Sol, na região leste, já está sendo utilizada pela comunidade do bairro, após pintura e reparos no alambrado, traves e tabelas. Foi o caso dos irmãos Pedro Henrique, de 12 anos, e Lucas Gabriel de Sousa Pereira, de 14 anos. Nem mesmo o frio e o tempo nublado desanimou os dois de jogar bola na quadra. “A gente vem aqui todos os dias. Ficou bem legal. Não tem mais pichação e sujeira”, disse Pedro Henrique.

Na mesma região, a quadra e a academia ao ar livre da praça Aníbal Ferri, no Jardim Castanheiras, também foram revitalizadas e viraram opção de lazer nas férias principalmente para a garotada. Morando em frente à praça, Ingrid Leopoldino, de 18 anos, aprovou as melhorias. “Meus dois irmãos de 7 e 14 anos jogam bola, soltam pipa, estão sempre brincando aqui”, contou.

As reformas dos equipamentos de lazer realizadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade incluíram reparos em alambrados, traves e tabelas, além de pintura geral de quadras esportivas; manutenção e pintura de playground, academias ao ar livre e pistas de skate.

Áreas de lazer reformas

Região Norte

Vila Dirce (praça José Rosa): quadra de esportes, playground e academia ao ar livre.

Região oeste

Jardim Pôr do Sol (rua Renato Alves da Cunha): quadra de esportes, playground e academia ao ar livre.

Região sudeste

Residencial Jatobá (rua Pedro Belarmino): quadra de esportes, playground e campo de futebol.

Região centro

Jardim Augusta (praça Londres): quadra de esportes e academia ao ar livre.

Região sul

Terras do Sul (rua Ângelo Bravini): quadra de esportes

Dom Pedro I (rua Osvaldo Orlando da Costa): pista de skate

Parque dos Ipês (avenida Antônio de Pádua Santos): quadra de esportes e playground.

Campo dos Alemães: campo de futebol.

Região leste

Campos de São José (rua Dantas Luiz do Prado): quadra de futsal e pista de skate.

Jardim Paraíso do Sol (rua Jupira do Amaral Rangel): quadra de esportes

Jardim Castanheiras (rua Aníbal Ferri): quadra de esportes e academia ao ar livre.

Jardim São José 2 (praça Darci Ribeiro): academia ao ar livre.

Jardim Mariana 1 (rua Silvia Aparecida S. Nascimento): quadra de esportes, playground, academia ao ar livre e calçamento.

Vila Tatetuba (praça Papa Paulo VI): quadra de esportes externa e quadra coberta.

Parque Alambari (Campos de São José): quadra poliesportiva.