Moradores do Pinheirinho são assistidos por assistentes sociais
Atualizado em 17/07/2019 - 17:13
Atividade de educação ambiental com moradores do Pinheirinho dos Palmares. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 16-07-2019
No Pinheirinho, as crianças são protagonistas nas ações ambientais de revitalização da área verde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

Os moradores do Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste de São José dos Campos, estão recebendo atendimento de assistentes sociais do programa habitacional da Prefeitura.

Uma atividade de educação ambiental movimentou o bairro na última terça-feira (16). Um grupo de famílias participou de uma reunião na Igreja Assembleia de Deus, com a presença de assistentes sociais e técnicos de outras áreas.

O encontro teve como tema principal a valorização da área verde do bairro e desenvolver um dos eixos do programa, que é o de educação ambiental. Moradores e profissionais conversaram sobre iniciativas para promover melhorias no espaço de convivência comunitária e apresentaram propostas que visam oferecer mais qualidade de vida à população.

Na ação educativa ambiental, as crianças fizeram o plantio de hortaliças na área verde. As irmãs Evelen e Amanda, ao lado da prima Lauane, levaram a sério a atividade e também se divertiram muito enquanto levavam à terra as mudinhas de acelga, pimenta e melissa para criar raízes e deixar o local mais bonito. “É um aprendizado, e a gente é capaz de cultivar as plantas”, disse Evelen, de 13 anos.

Atividades como essa fazem parte do projeto de atendimento às famílias dos conjuntos habitacionais, realizado pela Prefeitura em parceria com a Caixa. O investimento é de R$ 2,1 milhões no trabalho desenvolvido pelo social da habitação, qualificação profissional e geração de emprego e renda, com o objetivo de fortalecer o vínculo dessas comunidades com o poder público.

Além do Pinheirinho dos Palmares, estão sendo beneficiados os condomínios Campos de São José, Colinas 1, Colinas 2, Cajuru 1, Cajuru 3, Bom Retiro, Alto da Ponte, Mirante do Limoeiro 1 e Mirante do Limoeiro 2.