Flash mob aborda respeito pelas vidas no trânsito
Atualizado em 17/07/2019 - 08:31
OPERAÇAO SINAL DE GENTILEZA JARDIM PAULISTA - 02-07-2019 - LUCAS CABRAL
Ação integra o Programa #SinaldeGentileza - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, irá realizar durantes dez dias consecutivos, a partir desta quarta-feira (17), um ação de flash mob vinculada ao programa #SinaldeGentileza. A atividade integra o calendário de eventos que serão realizados no mês de aniversário da cidade.

O objetivo da atividade é sensibilizar de forma impactante e alegre a população de São José para o respeito pelas vidas no trânsito. Por isso, as ações irão ocorrer nas principais vias urbanas, onde há faixa de pedestre, citadas no convênio do Movimento Paulista como vias de alto índice de acidentes e periculosidade.

Na ação, bailarinos preparados com uma coreografia convidarão os munícipes a entrarem na dança e na faixa de pedestre fazer seu movimento de respeito à vida. Um cenário será montado no local com os infláveis dos “pedestrões” – bonecos da campanha -, banners, coletes sinalizadores nos bailarinos, caixa de som para área externa e microfone. (veja os locais e programação abaixo)

Sinal de Gentileza e redução de atropelamentos

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, tem investido em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, lançado no fim de março deste ano, com o objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Após o lançamento do Sinal de Gentileza, a cidade registrou queda de 18,5% no número de atropelamentos na comparação entre os meses de abril, maio e junho deste ano com o mesmo período do ano passado. Os dados foram levantados pelo Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), responsável pelo atendimento das ocorrências.

Etapas
O programa #Sinal de Gentileza contará com várias etapas, em todas as frentes de atuação: comunicação, educação, engenharia e fiscalização. As ações de engenharia incluem implantação de travessias elevadas, rampas de acessibilidade, iluminação das faixas de pedestre, melhorias nos tempos de travessia e implantação de semáforos com botoeiras.

No eixo fiscalização, a verificação das infrações que interferem ou comprometem o deslocamento e segurança dos pedestres será intensificada após três meses de campanha.

Cronograma Flash Mob
Horário das 11h30 às 12h30 – 20 apresentações por hora/dia
17 julho - Rua Sebastião Hummel 186 faixa elevada em frente ao Mercado Municipal
18 julho - Av. Rui Barbosa X R São Jorge = Feira Livre