Crianças de Eugênio de Melo espantam o frio soltando pipa
Atualizado em 17/07/2019 - 09:41
Festival de Pipas Poliesportivo Eugênio de Melo  16 07 2019
Crianças e adolescentes se divertem empinando pipas no Poliesportivo de Eugênio de Melo - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O frio da tarde desta terça-feira (16) não representou problema para pessoas de todas as idades que foram ao Centro Poliesportivo de Eugênio de Melo, na região leste, para curtir as atrações do 3º Festival de Pipas. Entre 14h e 17h, o local transformou-se em um grande parque de diversões.

O foco do evento é a mania de soltar pipa. Para isso, foi instalada no local uma oficina. O objetivo é ensinar crianças e adultos a fazerem suas próprias pipas, ou então retirarem as feitas na hora para as crianças se divertirem.

Uma equipe da GCM (Guarda Civil Municipal) também participa do festival distribuindo material informativo, dando orientações técnicas sobre os cuidados na prática de empinar pipa e conscientizando as crianças sobre os perigos do uso de cerol e linha chilena. A GCM também levou ao local o cenário e os bonecos do programa Anjos da Guarda, que leva esses ensinamentos por meio de um teatro de fantoches.

Curtindo

No início do Festival de Pipas em Eugênio de Melo, o público era formado basicamente por crianças e adolescentes. Depois, começaram a chegar famílias inteiras, que aproveitaram o período de férias para dividir a diversão com os filhos.

João Pedro Goulart, 12 anos, nascido e morador no distrito de Eugênio de Melo, vai quase todos os dias ao Poliesportivo para fazer duas coisas que adora: jogar futebol e empinar pipa. "Aqui, sempre tem vento bom para pipa”, conta o garoto, revelando que eles não fazem as próprias pipas. “A gente prefere comprar em um mercadinho aqui do bairro, custa de 1 a 5 reais, dependendo do tamanho e da qualidade da pipa.”

João Pedro estava junto com Caio, o amigo de todas as horas. Os dois frequentam a Escola Estadual Dr. Pedro Mascarenhas, onde um está no 6º ano e o outro no 5º. Sobre o festival, João Pedro não teve dúvidas: “A gente empina pipa mas também curte o pula-pula, o algodão doce, a pipoca... são coisas que eu nem imaginava que ia ter hoje aqui”.

Mas a diversão não tem barreiras. Fábio Reis, 41 anos, trouxe os filhos Pedro, 6 anos, e Luiza, 5, diretamente de Taubaté para curtir o festival em Eugênio de Melo. “Estamos todos de férias e eu vi na televisão que ia ter, então resolvemos vir”, explica Fábio.

Logo que chegaram, as crianças passaram a se distrair com os brinquedos, a pipoca e o algodão doce. Perguntado sobre quem gosta mais de pipa na família, Pedro não teve dúvidas: “Ele”, afirmou, apontando para o pai e dando muitas risadas.

O 3º Festival de Pipas teve início no dia 9 e é um dos eventos da programação oficial do aniversário de São José dos Campos, que irá completar 252 anos no próximo dia 27. Confira os locais dos últimos três festivais deste ano, sempre das 14h às 17h.

Programação

Dia 18 – CDHU – Altos de Santana (Avenida Jaguari, s/nº, ao lado do CDHU Altos de Santana)

Dia 23 – Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras (Avenida 23 de Dezembro, 400)

Dia 25 – Centro Poliesportivo Campo dos Alemães (Rua Valter Dellu, s/nº)


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×