De olho em prova, estudantes trocam férias por aulas de reforço
Atualizado em 15/07/2019 - 16:43
As aulas têm como principal objetivo preparar os estudantes, para a prova presencial do Ismart que disponibiliza bolsas de estudos integrais em escolas particulares para alunos da rede pública
Realizadas na Emef Elizabete de Paula Honorato, região leste da cidade, as aulas têm como principal objetivo preparar os estudantes, para a prova presencial do Ismart - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Um grupo de 69 alunos do 7º ano da rede de ensino municipal de São José dos Campos resolveu aproveitar as férias escolares de julho na sala de aula. Atentos à explicação dos professores, os estudantes recebem reforço de português e matemática, das 8h até 11h30. A rotina escolar conta ainda com intervalo e duas refeições.

Realizadas na Emef Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana 1, região leste da cidade, as aulas têm como principal objetivo preparar os estudantes para a prova presencial do Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), que disponibiliza bolsas de estudo integrais em escolas particulares para alunos da rede pública.

A parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e a Ismart já beneficiou uma série de estudantes da rede municipal com reforço escolar e bolsas de estudo em colégios como Poliedro e Objetivo.

Ao todo, mais de 700 alunos das 42 escolas municipais de ensino fundamental de São José foram aprovados na primeira etapa do Ismart. No próximo sábado (20), às 8h30, os estudantes irão participar da prova presencial em um colégio particular. Após essa etapa, os aprovados recebem, no contraturno das aulas, bolsa de estudo integral em colégios particulares da cidade.

“Eu penso muito no meu futuro. Sei que o Ismart é uma grande oportunidade. Pensando nisso, participo com alegria das aulas nesse período de férias”, contou Nicole Geraldo, de 12 anos.

Para a aluna Laura Azevedo, o reforço escolar nas férias pode ajudar na realização de um sonho. “Desde o primeiro ano, sonho em passar no Ismart. Essas aulas irão contribuir bastante. Vai valer a pena, pontuou”.

“O apoio que a escola está dando para a gente, o direcionamento para passar na prova, é incrível”, concluiu Nicolly Paulo.

Os estudantes atendidos pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos são acompanhados durante o 8º e o 9ª ano por uma equipe de psicólogos e pedagogos, recebem material didático, uniforme para frequentar as escolas e ajuda de custo para transporte e alimentação.

Voluntários

As duas semanas de reforço contam com o revezamento de seis professores que também abriram mão de alguns dias das férias para orientar os alunos.

“Essa troca de experiência está sendo muito boa. Estão todos muito empenhados. Isso faz uma grande diferença. São alunos com 12 anos que trocaram as férias pelos estudos. Estou com esperança que irão alcançar um bom resultado”, disse a educadora Andrea de Cassia Spoljaric.

Iniciativa inédita na Emef Elizabete de Paula Honorato, o reforço de férias conta também com o apoio da equipe gestora da instituição de ensino.“Orientadora pedagógica, orientadora educacional, assistente de direção, diretora, todos estão envolvidos na sala de aula”, afirmou a diretora Juliane Rocha.

Além dos alunos e professores, os pais dos estudantes também aprovaram a iniciativa. “Quando soube das aulas nas férias fiquei muito empolgada, minha filha também. É um cursinho preparatório, que não temos condições de pagar em uma instituição particular. Estamos felizes. Agora é só torcer para sábado”, concluiu a manicure Viviane Coimbra Victor.

Setor de Orientação Educacional

A orientação de estudos é um dos eixos do SOE (Setor de Orientação Educacional), com intuito de auxiliar os estudantes na preparação da prova presencial do Ismart. O SOE disponibilizou aos alunos e educadores um material pedagógico com atividades e exercícios específicos para a prova.

Além disso, professores e estudantes criaram um grupo de conversa por meio de um aplicativo, com dicas em vídeos, trocas de experiências e elaboração de atividades de português e matemática.

“Já realizamos três simulados e os alunos apresentaram uma boa evolução, independente do resultado da prova no sábado, já colhemos bons frutos com as aulas de reforço nas férias, explicou a orientadora educacional Sheila Carneiro.

Sobre o Ismart

O Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) é um instituto privado, sem fins lucrativos, que além das bolsas de estudo, concede aos alunos o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade.

Há quase 20 anos, o Ismart busca alunos com alto rendimento escolar e que demonstrem autonomia e motivação para acompanhar os desafios do projeto. A missão do instituto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.