Rugby do Brasil perde no último lance para o Quênia
Atualizado em 14/07/2019 - 08:36
Campeonato Mundial Juvenil de Rugby  Brasil e Quênia  13 07 2019
A competição reúne oito seleções e segue até o dia 21 de julho - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Quem foi ao Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, na noite deste sábado (13), pode ver um grande jogo de rugby entre Brasil e Quênia, válido pela segunda rodada do Campeonato Mundial Juvenil da modalidade. Uma pena é que os curumins, apelido da categoria de base da seleção brasileira, perderam por 26 a 24, após um lance no minuto final da partida.

A competição reúne oito seleções e segue até o dia 21 de julho (confira a tabela abaixo). O torneio garante vaga para o U20 Championship 2020, a primeira divisão do juvenil, que será na Itália.

Esta é a primeira vez que o país sedia um grande evento global da World Rugby para a modalidade XV. São José dos Campos, como de costume, também está representada na seleção brasileira, com seis atletas do São José Rugby no elenco.

O Brasil está no grupo A, com Japão, Quênia e Uruguai. No Grupo B estão Tonga, Canadá, Portugal e Hong Kong.

Na primeira rodada, a Seleção Brasileira perdeu para o Japão por 56 a 24 e o próximo compromisso é na quarta-feira (17), às 19h, contra o Uruguai.

O Jogo

O Brasil começou bem o jogo, fazendo dois tries nos primeiros 15 minutos e abriu 10 a 0 no placar. Os quenianos, no entanto, não sentiram a pressão e cresceram no jogo, fazendo um try logo na sequência, acertando a conversão e diminuindo o placar em 10 a 7.

A equipe africana cresceu no jogo, principalmente, após um jogador brasileiro ser suspenso por 10 minutos na partida. Os quenianos souberam aproveitar a diferença numérica em campo e com duas conversões de penais, terminaram o primeiro tempo na frente do placar, 13 a 10.

O Brasil precisava voltar com a mesma intensidade do início do jogo, mas foi surpreendido pelos quenianos logo nos primeiros minutos da segunda etapa, com um try e uma conversão de penal, ampliando para 23 a 10.

Mesmo com a diferença no placar, os curumins conseguiram melhorar no jogo e com muita raça, buscaram a virada por 24 a 23 aos 70 minutos de jogo. Restando três minutos para o fim da partida, o Brasil ainda rondava a área de defesa dos Quenianos, quando perdeu a posse da bola e permitiu que o Quênia contra-atacasse até conseguir a marcação de um penal.

Com o tempo já esgotado, o lance era o último da partida, para apreensão de todos no estádio, torcida brasileira e de alguns poucos da equipe africana. O camisa 10 do Quênia, que já havia feito boas cobranças de penais e conversões no jogo, não desperdiçou a oportunidade e deu a vitória para o Quênia, 26 a 24.

Programação

Dia 17
12h - Hong Kong x Canadá
14h - Tonga x Portugal
17h - Japão x Quênia
19h - Uruguai x Brasil

Dia 21
12h - 4º colocado A x 4º colocado B
14h - 3º colocado A x 3º colocado B
17h - 2º colocado A x 2º colocado B
19h - 1º colocado A x 1º colocado B

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×