Serviço de poda da Prefeitura preserva arborização da cidade
Atualizado em 11/07/2019 - 18:25
Poda de Árvores na Vista Verde  11 07 2019
São José dos Campos tem cerca de 170 mil árvores em áreas públicas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Para cuidar da arborização das áreas públicas de São José dos Campos, a Prefeitura tem uma programação mensal de podas de árvores. São cerca de 16 mil por mês realizadas em vias, parques e áreas verdes do perímetro urbano do município.

Equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade realizam, diariamente, em todas as regiões da cidade, podas preventivas para reduzir riscos de queda. A arborização é um patrimônio ambiental e urbanístico da cidade e da população. São José tem cerca de 170 mil árvores em áreas públicas. Apenas em ruas e avenidas são 80 mil.

No primeiro semestre do ano, foram atendidos 4.856 pedidos da população de poda de árvores feitos através da Central. O atendimento das solicitações é realizado de acordo com critérios técnicos.

Primeiro é feito uma vistoria para avaliar a situação da árvore e os riscos de danos em caso de queda parcial ou total. Também é verificado se a espécie está em área particular ou pública e se os galhos estão próximos à rede de energia elétrica. Quando perto da fiação, a EDP Bandeirante é acionada.

Após a análise e constatada a necessidade, o serviço é programado. Em caso de árvores de grande porte (com mais de dez metros de altura), utiliza-se o caminhão cesto. A equipe de poda reserva vagas na via para garantir o acesso do caminhão e, por segurança, é feito o isolamento da área. Ao final, os galhos retirados são cortados em pedaços e recolhidos.

O serviço de arborização também inclui corte de raiz, plantio e supressão de árvore. Além das podas programadas, a Secretaria de Manutenção da Cidade também atende situações de emergência de queda parcial ou total de árvores.

O munícipe pode consultar a programação mensal de poda no site.