Festival de Pipas atrai adultos e crianças na região leste
Atualizado em 09/07/2019 - 18:03
3º FESTIVAL JOSEENSE DE PIPAS - 09-07-2019 - LUCAS CABRAL
Festival de Pipas aconteceu no bairro Campos do São José nesta terça-feira - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Um dia perfeito para soltar pipa e aproveitar as férias. A 3ª edição do Festival Joseense de Pipas reuniu crianças e adultos do bairro Campos São José, região leste da cidade, nesta terça-feira (9) com cara de domingo.

“Sempre soltei pipa quando criança. Agora, trago meu filho para soltar também. Participei das edições anteriores e acho muito importante manter essa tradição, principalmente para tirar as crianças do jogos eletrônicos”, disse Wellington de Sousa, 25 anos, acompanhado do filho Luiz, de 4 anos.

O evento está na programação do aniversário de 252 anos da cidade e vai percorrer quatro regiões de São José, além do distrito de Eugênio de Melo (confira a programação abaixo).

Nesta terça-feira, adultos voltaram a ser crianças. Afinal, para ensinar os filhos, o pai também tem que brincar. “Ensinei meus dois filhos a soltar pipa. Aproveito e brinco junto também”, afirmou Marcelino Amaral, 42 anos, morador do Setville Altos de São José. “Adoro soltar pipa com meu irmão e meu pai. A gente se diverte muito juntos”, disse Daniel Henrique de 10 anos.

Em todas as edições, aficionados pelo brinquedo, inventado na China há cerca de 1.200 a.C, poderão trocar experiências, conhecimentos e confeccionar pipas. O festival ainda chegará aos bairros Campo dos Alemães, Altos de Santana e Jardim Cerejeiras, Pinheirinho dos Palmares e Eugênio de Melo. A programação vai sempre das 14h às 17h.

Em cada visita, será realizada uma oficina gratuita de pipas ministrada por monitores da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Os interessados poderão aprender técnicas de montagem e utilizar a criatividade. Os materiais serão fornecidos pela Prefeitura.

Profissionais da GCM (Guarda Civil Municipal) e da EDP Bandeirante estarão distribuindo material informativo e dando orientações técnicas sobre os cuidados na prática de empinar pipa nas ruas, praças e parques. Também participarão com uma campanha de conscientização sobre o não uso do cerol nas linhas. Serão distribuídos folhetos com dicas para soltar pipa com segurança.