GCM liberta família e recupera carro em São José
Atualizado em 08/07/2019 - 18:50
Entrega de tablets e viaturas da Guarda Municipal e PM para atividade delegada. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-06-2019
Guarda Municipal conta com veículos modernos para fazer o patrulhamento pela cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos libertou uma família e recuperou um carro na manhã desta segunda-feira (8).

A ocorrência teve início quando uma equipe da Guarda Municipal localizou um veículo abandonado no bairro Torrão de Ouro, região sul da cidade. Os guardas, então, foram até a casa do proprietário para informá-lo da situação de seu carro.

Ao chegar à residência, no entanto, os GCMs encontraram o dono do veículo e outras duas pessoas amarrados.

De acordo com a vítima, três homens encapuzados e armados entraram na casa. Depois de amarrá-los em um cômodo, roubaram vários pertences da família, uma quantia em dinheiro e o carro.

O veículo foi recuperado e as vítimas passam bem.

Operação Integrada

No último sábado (6), a GCM participou da Operação Integrada entre as forças de segurança. A iniciativa tem o objetivo de reduzir a criminalidade em São José.

O trabalho conjunto, o quarto neste ano, terminou com sete pessoas presas. Quatro pessoas procuradas foram capturadas. Um veículo foi recuperado. Durante 24 horas de operação, foram abordadas 556 pessoas e vistoriados 248 veículos.

Órgãos estaduais e municipais atuaram de modo articulado em estratégias operacionais para atender as demandas da população.

As atividades visam aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes, coibir o comércio irregular e identificar pontos críticos, focos da atenção do poder público.

Foram envolvidos na ação guardas civis municipais, além de fiscais de posturas da Prefeitura e equipes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal e do Detran.

Também participaram guardas civis municipais e agentes de posturas da Prefeitura de Jacareí.

São José Unida

O São José Unida – Segurança e Inteligência foi implantado pela Prefeitura de São José dos Campos em 2017 e reúne as principais forças de segurança que atuam no município com o objetivo de prevenir e diminuir a criminalidade.

Além da Prefeitura, que lidera o programa, participam Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Guarda Civil Municipal.