Fim de semana de decisões esquenta disputa dos Regionais
07/07/2019 18:26
Natação para pessoas com deficiência
São José deu show na piscina de Ilhabela e venceu com folga no masculino e no feminino da natação para pessoas com deficiência - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O grande destaque de São José dos Campos no sábado (6), nos 63º Jogos Regionais, que estão sendo disputados nas cidades de Ilhabela e São Sebastião, no Litoral Norte, foi a vitória arrasadora da equipe de natação PCD (pessoas com deficiência) tanto no masculino quanto no feminino.

São José terminou o dia mantendo a liderança da competição, com 76 pontos, seguida por Mogi das Cruzes, com 50, e por Caraguatatuba, com 37. O domingo (7) promete acirrar ainda mais a disputa, com pelo menos sete decisões de modalidades.

Show

Os 28 atletas da natação PCD (14 no masculino e 14 no feminino) conquistaram 75 medalhas, sendo 46 de ouro, 22 de prata e sete de bronze. O resultado foi ainda melhor que nos Regionais de 2018, quando a equipe voltou para São José com 69 medalhas.

O dia começou ameaçador para a competição de natação. Frio intenso e chuva faziam da piscina do Polo de Educação Integral de Ilhabela, no bairro Barra Velha, um local pouco convidativo. Para agravar a situação, a competição sofreu atraso porque equipes adversárias ficaram retidas em São Sebastião após a interrupção do serviço de balsas.

Porém, o tempo foi melhorando razoavelmente ao longo do dia e, à tarde, a equipe de São José pôde comemorar a grande vitória já sem chuva e com menos frio. São José derrotou dez adversários no masculino e sete no feminino.

Outros resultados importantes para São José no sábado foram os títulos de campeã no primeiro dia de provas do ciclismo de velocidade e do judô, o primeiro lugar no tênis feminino e o segundo lugar no vôlei de praia masculino.

40 cidades

Os 63º Jogos Regionais são uma realização da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado em conjunto com as prefeituras de Ilhabela e São Sebastião. Este é o segundo ano consecutivo que as duas cidades sediam a competição.

Neste ano, 40 cidades situadas na 2ª região esportiva do Estado estão levando cerca de 6 mil atletas para disputar 25 modalidades oficiais e três em caráter de exibição.

A 2ª diretoria regional tem como sede São José dos Campos e reúne, além das cidades ligadas a São José – Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e Santa Isabel – municípios das sub-regiões de Guarulhos, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba.

Resultados de sábado (6)

Tênis feminino até 20 anos – resultado final

Mogi das Cruzes 0 x 2 São José. Classificação final – 1º São José; 2º Mogi das Cruzes; 3º Poá

Vôlei de praia feminino – resultado final

Classificação final – 1º Guararema; 2º São Sebastião; 3º Pindamonhangaba; 7º São José

Vôlei de praia masculino – resultado final

Ubatuba 0 x 2 São José; Caraguatatuba 2 x 0 São José. Classificação final –1º Caraguatatuba; 2º São José; 3º Ubatuba

Ciclismo – resultado final

Velocidade individual masculino – 7º Glauber Alves da Silva. Velocidade individual feminino – 3º Brenda Monique da Silva; 4º Fernanda Maciel Costa. Velocidade olímpica masculino – 5º São José. Classificação geralVelocidade individual feminino – 1º Pindamonhangaba, 15 pontos; 2º São José, 11. Velocidade individual masculino – 1º Pindamonhangaba, 12 pontos; 2º Guaratinguetá, 10; 3º Mairiporã, 8; 5º São José, 2. Velocidade olímpica feminino – 1º Pindamonhangaba, 8 pontos; 2º São José, 7. Velocidade olímpica masculino – 1º Guaratinguetá, 8 pontos; 2º Mairiporã, 7; 3º Pindamonhangaba, 6; 5º São José, 4. Prova critério por pontos feminino – 7º Cristiane dos Santos. Prova critério por pontos masculino – 8º André Orsolino da Silva.

Classificação geral feminino – 1º São José, 52 pontos; 2º Pindamonhangaba, 50; 3º Jacareí, 11,5

Classificação geral masculino – 1º São José, 52 pontos; 2º Pindamonhangaba, 36,5; 3º Guaratinguetá, 31

Judô – resultado final (primeiro dia)

Classificação feminino livre – 1º São José; 2º Mogi das Cruzes; 3º Francisco Morato