Operação Integrada termina com balanço positivo
Atualizado em 06/07/2019 - 10:49
Operação Integrada realizada nesta sexta (5) em São José
Operação Integrada começou nesta sexta (5) e terminou neste sábado (6) - Foto: Divulgação

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Operação Integrada entre as forças de segurança, concluída neste sábado (6), registrou saldo positivo. A iniciativa tem o objetivo de reduzir a criminalidade em São José dos Campos.

O trabalho conjunto, o quarto neste ano, terminou com sete pessoas presas. Quatro pessoas procuradas foram capturadas. Um veículo foi recuperado. Durante 24 horas de operação, foram abordadas 556 pessoas e vistoriados 248 veículos.

Órgãos estaduais e municipais atuaram de modo articulado em estratégias operacionais para atender as demandas da população.

As atividades visam aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes, coibir o comércio irregular e identificar pontos críticos, focos da atenção do poder público.

Foram envolvidos na ação guardas civis municipais, além de fiscais de posturas da Prefeitura e equipes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal e do Detran.

Também participaram guardas civis municipais e agentes de posturas da Prefeitura de Jacareí.

São José Unida

As Operações Integradas fazem parte do programa São José Unida, criado em 2017 pela Prefeitura de São José e que reúne as forças de segurança de forma cooperativa.

Participam Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Guarda Civil Municipal.

Os resultados na prevenção e dimunição da criminalidade têm sido significativos. A cidade registrou nos cinco primeiros meses deste ano as menores taxas de homicídios e roubos em comparação ao mesmo período dos últimos 18 anos, considerando os dados desde o início da série histórica, em 2002.

De acordo com os dados divulgados neste mês pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, de janeiro a maio ocorreram 15 assassinatos. Não houve casos de latrocínios (roubos seguidos de morte) no período.

Na comparação com os cinco primeiros meses de 2018 e 2017, a redução foi expressiva, com a taxa de homicídios caindo quase pela metade. Em cada um destes dois anos, foram registrados 25 assassinatos, que corresponde a uma redução de 40%.

Em relação aos roubos, foram 920 casos. É a primeira vez desde 2002 que o índice ficou abaixo de 1.000.

Em relação às 1.256 ocorrências de 2018, os 920 assaltos são um decréscimo de 27%. Quanto aos 1.411 casos de 2017, a queda foi ainda mais acentuada, de 35%.

Iluminação de LED

Também vem sendo ampliados os investimentos e ações em segurança pública. Além de apoiar as forças policiais e de manutenção da lei e da ordem, a Prefeitura continua a promover ações e realizar obras que garantem mais segurança para a população.

São exemplos disso os investimentos em iluminação de LED, com 14 mil lâmpadas já instaladas, e a Atividade Delegada, em parceria com a Polícia Militar.

Câmeras

A Prefeitura lançou na última terça-feira (2) o edital de licitação do projeto de solução de Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service), com 1.000 câmeras de monitoramento por toda a cidade, interligação semafórica, antenas de wi-fi com internet gratuita à população e a criação de um CSI (Centro de Segurança Integrada).

O novo projeto representa um avanço no apoio à segurança pública e propiciará mais conectividade para melhorar a vida das pessoas.

A previsão é de que os novos serviços sejam implantados no prazo máximo de 9 meses após a contratação.

As novas câmeras irão produzir imagens em full HD, sendo algumas delas com visão geral panorâmica.

Atualmente, a cidade possui 493 câmeras de vigilância, que serão substituídas pelas novas câmeras e permitirão que o sistema de monitoramento chegue aos extremos da cidade e a bairros distantes da região central.

As imagens contemplarão o serviço de inteligência que possibilitará ainda o reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. As imagens serão salvas com data, hora e local, possibilitando registrar ocorrências em tempo real.

A ferramenta também permite detectar estacionamento ilegal e observar a concentração de pessoas dentro de um grande evento para melhor planejar a segurança de todos.