São José tem nova Operação Integrada de combate ao crime
Atualizado em 05/07/2019 - 18:38
Operação Integrada realizada nesta sexta (5) em São José
Viaturas no Cefe durante o início da 4ª Operação Integrada das forças policiais nesta sexta: ação integra programa de combate à criminalidade - Foto: Divulgação

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Em mais uma ação do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança com o objetivo de reduzir a criminalidade no município, teve início na manhã desta sexta-feira (5) mais uma fase da Operação Integrada.

O trabalho conjunto, o quarto apenas neste ano, durará 24 horas e terminará neste sábado (6), às 9h.

Órgãos estaduais e municipais estão atuando de modo articulado em estratégias operacionais para atender as demandas da população.

As atividades visam aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes, coibir o comércio irregular e identificar pontos críticos, focos da atenção do poder público.

Estão envolvidos na ação guardas civis municipais, além de fiscais de posturas da Prefeitura e equipes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal e do Detran.

Também estão participando guardas civis municipais e agentes de posturas da Prefeitura de Jacareí.

Balanço

Nas três Operações Integradas de 2019, já foram abordadas 1.432 pessoas, das quais 41 foram presas.

Foram apreendidos 19 quilos de cocaína, crack e maconha e R$ 3.449 em dinheiro.

As forças policias removeram ainda 12 veículos e localizaram outros 2.

São José Unida

As Operações Integradas fazem parte do programa São José Unida, criado em 2017 pela Prefeitura de São José e que reúne as forças de segurança de forma cooperativa.

Participam Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Detran-SP, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Guarda Civil Municipal.

Os resultados na prevenção e dimunição da criminalidade têm sido significativos. A cidade registrou nos cinco primeiros meses deste ano as menores taxas de homicídios e roubos em comparação ao mesmo período dos últimos 18 anos, considerando os dados desde o início da série histórica, em 2002.

De acordo com os dados divulgados neste mês pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, de janeiro a maio ocorreram 15 assassinatos. Não houve casos de latrocínios (roubos seguidos de morte) no período.

Na comparação com os cinco primeiros meses de 2018 e 2017, a redução foi expressiva, com a taxa de homicídios caindo quase pela metade. Em cada um destes dois anos, foram registrados 25 assassinatos, que corresponde a uma redução de 40%.

Em relação aos roubos, foram 920 casos. É a primeira vez desde 2002 que o índice ficou abaixo de 1.000.

Em relação às 1.256 ocorrências de 2018, os 920 assaltos são um decréscimo de 27%. Quanto aos 1.411 casos de 2017, a queda foi ainda mais acentuada, de 35%.

Iluminação de LED

Também vem sendo ampliados os investimentos e ações em segurança pública. Além de apoiar as forças policiais e de manutenção da lei e da ordem, a Prefeitura continua a promover ações e realizar obras que garantem mais segurança para a população.

São exemplos disso os investimentos em iluminação de LED, com 14 mil lâmpadas já instaladas, e a Atividade Delegada, em parceria com a Polícia Militar.

Câmeras

A Prefeitura lançou na última terça-feira (2) o edital de licitação do projeto de solução de Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service), com 1.000 câmeras de monitoramento por toda a cidade, interligação semafórica, antenas de wi-fi com internet gratuita à população e a criação de um CSI (Centro de Segurança Integrada).

O novo projeto representa um avanço no apoio à segurança pública e propiciará mais conectividade para melhorar a vida das pessoas.

A previsão é de que os novos serviços sejam implantados no prazo máximo de 9 meses após a contratação.

As novas câmeras irão produzir imagens em full HD, sendo algumas delas com visão geral panorâmica.

Atualmente, a cidade possui 493 câmeras de vigilância, que serão substituídas pelas novas câmeras e permitirão que o sistema de monitoramento chegue aos extremos da cidade e a bairros distantes da região central.

As imagens contemplarão o serviço de inteligência que possibilitará ainda o reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. As imagens serão salvas com data, hora e local, possibilitando registrar ocorrências em tempo real.

A ferramenta também permite detectar estacionamento ilegal e observar a concentração de pessoas dentro de um grande evento para melhor planejar a segurança de todos.