Exposição Meninas da Águia começa na próxima quarta-feira
Atualizado em 05/07/2019 - 18:12
Meninas da Águia reagem a quatro derrotas consecutivas com goleada diante do Vitória pelo Brasileiro
A mostra retrata a história da equipe joseense, que é a maior vencedora da Libertadores Feminina - Foto: Divulgação

Luiz Fischer
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A exposição “Meninas da Águia: da Base à Seleção” começa na próxima quarta-feira (10), às 11h, no Center Vale Shopping. A exposição gratuita fica aberta ao público até 21 de julho. O evento terá a participação das atletas da equipe. Nos fins de semana estão previstas atividades interativas, como o Campeonato de Embaixadinhas e a Competição de Mini-Gol, que serão acompanhadas pelas próprias jogadoras da Águia.

O público poderá conferir troféus, medalhas, camisas, fotos, além de poder participar de sorteios de camisas e bolas oficiais. Será possível conferir os novos uniformes oficiais da equipe. Nessa nova versão, a camisa ganhou um brilho especial, com estampas de quatro estrelas acima do escudo do time. São as três conquistas da Copa Libertadores da América (2011, 2012 e 2014) e o Mundial vencido em 2014. O arquivo é do Museu de Esportes de São José.

A mostra retrata a história da equipe joseense, que é a maior vencedora da Libertadores Feminina, com três títulos. É a única do continente a ter conquistado o Mundial de Clubes.

Para Renata Ferreira, coordenadora da equipe, a exposição é especial para o momento que a modalidade vive. “O futebol feminino está vivendo um momento mágico e essa exposição é uma forma de valorizar a história do time que é repleta de títulos e conquistas, além de homenagear todos que fizeram e fazem parte dessa linda trajetória.”

Futebol Feminino

A história da equipe se inicia no fim da década de 1980 e início da década de 1990, quando o São José conquistou o Campeonato Paulista de 1991. O destaque daquele ano foi a goleira Meire, que foi convocada pela Seleção Brasileira no Mundial de 1991.

Na década de 2000, o São José começou a disputar os Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, conquistando títulos e mostrando a força do futebol feminino na cidade.O São José Futebol Feminino definitivamente ficou no centro das atenções, em 2007, com a contratação da atacante Cristiane, com passagem pela Seleção Brasileira.

A partir de 2010, o São José Futebol Feminino ganhou cenário estadual, nacional e internacional. Conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil, tricampeonato da Libertadores e a conquista inédita do Mundial de Clubes, no Japão, além do tricampeonato estadual. E vários outros títulos.

Além do fortalecimento na equipe de Alto Rendimento, mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, a equipe conta com uma base vitoriosa - o Programa Atleta Cidadão.

Categorias de base

As categorias de base envolvidas são a Sub-13, Sub-15 e Sub-17, esta com destaque no cenário estadual, chegando à final do Campeonato Paulista da categoria em 2017, sendo vice-campeã. Em 2018, houve a conquista da Copa Gevi (Série Prata), em Itaquaquecetuba, Jogos Regionais, em Ilhabela/São Sebastião, tendo a integração com a equipe adulta, e o Campeonato Estadual, disputado em São Paulo. No Campeonato Paulista Sub-17, chegou até a semifinal.

O Sub-13 também tem uma conquista em 2018, o Campeonato Estadual, em São Paulo. De forma inédita, o Atleta Cidadão disputou o Torneio da FPF (Federação Paulista de Futebol), em Araraquara, com a categoria Sub-14, havendo a integração das duas categorias - Sub-13 e Sub-15. As atletas ficaram em terceiro lugar.

Exposição “Meninas da Águia: Da Base à Seleção”
Datas: 10 a 21 de julho de 2019
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h / Domingo das 12h às 21h
Local: Center Vale Shopping - Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 9.403, Jardim Oswaldo Cruz